São Paulo, 22 de janeiro de 2026 – Os índices futuros do mercado de ações dos Estados Unidosoperam em alta na manhã desta quinta-feira, sob impacto do recuo do presidente norte-americano,Donald Trump, a respeito da imposição de tarifas sobre países europeus contrários à anexaçãoda Groenlância pelos EUA.
“Mais uma vez, vemos um exemplo da ‘Arte da Negociação’ se desenrolando, à medida que astáticas de Trump de ‘escalar para desescalar’ dão frutos mais uma vez, já que ameaçasextravagantes criam alavancagem e, assim, espaço para que um acordo seja fechado. Seria de seesperar que os participantes do mercado já tivessem aprendido isso a esta altura, mas a histeria ea hipérbole observadas nos últimos dias sugerem que claramente não é o caso”, afirma MichaelBrown, estrategista sênior da Pepperstone.
“A crise na Groenlândia parece estar atenuando e revertendo a recente onda de vendas, embora osdetalhes sobre a ‘estrutura’ ainda estejam por vir, disse Eric Teal, diretor de investimentos daComerica Wealth Management. Ele afirmou que a recuperação do mercado gerou ganhos significativosem setores tradicionalmente valorizados, como o financeiro e o de energia.
Analistas acreditam que, uma vez que o risco tarifas foi temporariamente afastado, osinvestidores podem voltar suas atenções à divulgação de dados econômicos e à expectativa parareunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na próxima semana.
“Embora as pressões inflacionárias estejam arrefecendo e o mercado de trabalho continue emtrajetória de desaceleração, os dados desde a última reunião não se deterioraram de formasuficientemente acentuada para justificar um afrouxamento adicional já em janeiro, especialmenteconsiderando a volatilidade dos dados causada pela paralisação do governo dos EUA”, afirmam osanalistas da ANZ Research.
Os juros dos Treasuries estão estáveis, diferente dos dias anteriores, quando subiram de formaacentuada por conta das incertezas sobre mais tarifas de Trump. “Uma maior clareza no frontdiplomático pode permitir que os rendimentos voltem a cair gradualmente, à medida que osinvestidores reavaliem os fundamentos macroeconômicos e de política econômica dos EUA, em vez dorisco geopolítico”, diz Milad Azar, analista de mercado da XTB MENA.
Por volta de 8h (de Brasília), os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,23%.Enquanto isso, os juros das notas para 2 anos em 3,59%.
Já os índices futuros do Dow Jones sobem 0,39%, a 49.459,00 pontos; o Nasdaq 100 avança0,87%, a 25.694,25 pontos, e o S&P 500 opera em alta de 0,60%, a 6.951,75 pontos.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA