Ações encerram em alta, depois que Trump ter recuado das ameaças tarifárias à Europa

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Corrige título.

São Paulo, 22 de janeiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quinta-feira em alta, revertendo perdas anteriores, depois que o presidentedos EUA, Donald Trump, recuou das ameaças de imposição de novas tarifas à Europa por conta daGroenlândia.

“Trump anunciou na quarta-feira que não dará prosseguimento às tarifas planejadas ligadas àoposição europeia em relação à Groenlândia, citando um entendimento alcançado com aOrganização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o futuro da ilha”, diz Milad Azar,analista de mercado da XTB MENA.

“O que essa encenação nos ensinou? Em resumo: ignore a histeria, ignore a hipérbole, elimineo ruído e foque no que realmente importa. Afinal, Trump escreveu um livro sobre como faz acordosfrancamente, já não há desculpa para não ter entendido os métodos de Trump e para continuarreagindo de forma exagerada todas as vezes”, diz Michael Brown, estrategista sênior da Pepperstone.

Os analistas também consideraram alguns dados econômicos asiáticos divulgados nestamadrugada. Um deles foi o PIB da Coreia do Sul, que caiu 0,3% no quarto trimestre de 2025, por contado enfraquecimento das exportações e dos investimentos.

“Os dados preliminares do PIB do quarto trimestre da Coreia do Sul mostraram que a economiaencerrou 2025 em um ritmo mais fraco do que o esperado, refletindo tanto o efeito de reversão deestímulos fiscais anteriores quanto uma queda mais profunda no investimento”, afirma Krystal Tan,economista para a Ásia da ANZ Research.

Já no Japão, o saldo da balança comercial de dezembro foi superavitário em US$ 668,012bilhões, mas o país terminou o ano com déficit de US$ 16,748 bilhões, 52,9% menor que oregistrado em 2024. “As exportações do Japão cresceram 5,1% em dezembro na comparação anual,impulsionadas por fortes embarques de semicondutores, apesar das tarifas dos Estados Unidos e doaumento das tensões com a China”, diz Min Joo Kang, economista sênior para a Coreia do Sul eJapão da ING.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +1,73%; 53.688,89 pontosHang Seng (Hong Kong): +0,17%; 26.629,96 pontosXangai Composto (Xangai): +0,14%; 4.122,58 pontosKospi (Seul): +0,87%; 4.952,53 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo