São Paulo, 23 de janeiro de 2026 – Os preços dos contratos futuros do petróleo devem fechar opregão desta sexta-feira em alta, com os investidores manifestando cautela a respeito do anúnciodo presidente dos EUA, Donald Trump, de enviar para o que ele chama de ‘armada’ para o Irã, alémda chegada de uma forte massa de ar polar em território norte-americano.
As declarações de Trump renovaram os alertas a Teerã contra o assassinato de manifestantes oua retomada de seu programa nuclear. A crescente pressão gerou preocupações com possíveisinterrupções no fornecimento de petróleo no Oriente Médio.
“Esse fato, somado ao frio extremo esperado em metade dos EUA neste fim de semana, estásustentando a demanda por petróleo, superando a abundante oferta global e a retomada planejada dasnegociações de paz entre Rússia e Ucrânia”, afirma Dennis Kissler, do BOK Financial. “O friointenso que se aproxima do Centro-Oeste e do Leste dos EUA, juntamente com as ameaças ao Irãestão tendo prioridade”, diz ele.
“Riscos geopolíticos, incluindo o conflito entre Rússia e Ucrânia e as tensões no OrienteMédio, estão adicionando volatilidade aos mercados de petróleo. O plano de paz proposto pelos EUApara a Rússia e a Ucrânia pode impactar significativamente a oferta de petróleo, com desfechospotenciais que variam desde interrupções no fornecimento até a entrada adicional de petróleobruto russo no mercado. Os riscos de oferta no Irã e na Venezuela não devem diminuir rapidamente”,dizem os analistas da ANZ Research.
“Isso ocorre enquanto uma enorme onda de frio no Ártico aumenta as preocupações e eleva ospreços dos combustíveis para aquecimento devido à expectativa de forte demanda, bem comointerrupções no fornecimento de energia relacionadas ao clima”, afirma o analista de mercados daPrice Futures Group, Phil Flynn.
Há também o fator Cazaquistão. Por conta de problemas elétricos, o campo de Tengiz,considerado um dos maiores do mundo, está com a sua produção paralisada. O JP Morgan afirmou nasexta-feira que a produção neste campo poderá permanecer inativa durante o resto do mês e que aprodução de petróleo bruto do Cazaquistão deverá ficar em média entre 1 milhão e 1,1 milhãode barris por dia em janeiro, em comparação com o nível habitual de cerca de 1,8 milhão debarris por dia.
Perto do fechamento, às 15h17, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex comentrega para março subia 3,04%, cotado a US$ 61,16 o barril. Já o preço do contrato do Brentnegociado na plataforma ICE, com entrega para março avançava 3,02%, cotado a US$ 66 o barril.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2024 – Grupo CMA