Futuros operam em alta, com forte tempestade de neve nos EUA e Opep mantendo pausa nos aumentos da produção

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 26 de janeiro de 2026 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em levealta, sob efeito do aumento na demanda por conta da forte tempestade de neve nos EUA neste final desemana e a notícia de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+,que inclui a Rússia) de manter a pausa no aumento da produção da commodity.

“A tempestade de inverno Fern atingiu a costa dos EUA, forçando a paralisação de importantesregiões produtoras de petróleo bruto e gás natural e aumentando a pressão sobre a redeelétrica”, disse Priyanka Sachdeva, analista sênior de mercado da Phillip Nova. “Os mercados depetróleo estão experimentando uma leve alta, com as interrupções reduzindo o fluxo físico”.

Analistas do JPMorgan afirmam que cerca de 250 mil barris por dia de produção de petróleobruto foram perdidos nos EUA devido às condições climáticas adversas, incluindo declínios nocampo de Bakken, em Oklahoma, e em partes do Texas.

Há riscos de alta na cotação da commodity, por conta da ameaça do presidente dos EUA, DonaldTrump, de intensificar sua campanha contra o Irã, devido à repressão aos protestos que acontecemlá. Na semana passada, Trump disse que enviaria uma ‘armada’ ao país persa.

“O inverno excepcionalmente frio nos EUA, com maior demanda por óleo de aquecimento eprováveis interrupções no fornecimento de petróleo, provavelmente contribuiu para a alta nofinal da semana passada, mas as ameaças dos EUA ao Irã, com o envio do porta-aviões USS AbrahamLincoln ao Oriente Médio, provavelmente foram mais importantes”, afirmam os analistas da SEB.

Do lado da Opep+, os membros do cartel devem manter a pausa no aumento da produção, nareunião marcada para este domingo (01/02), segundo fontes ouvidas pela agência Reuters. Aindaassim, o risco de excesso de oferta permanece, com os aumentos anteriores do cartel de petróleo.

“O aumento da produção da Opep+ e a menor atividade das refinarias devem levar o saldo globalde petróleo bruto a um excedente de 1,74 milhão de barris por dia, ante 400 mil barris em 2025, oque pode afetar o sentimento do mercado”, afirmam os analistas da Daniel Hynes e Soni Kumari, daANG.

“As expectativas de um excesso de oferta neste ano provavelmente continuarão sendo um fatornegativo para o mercado. Embora o crescimento da demanda deva melhorar, ele pode permanecer abaixodos níveis de oferta”, diz Abdelaziz Albogdady, chefe de pesquisa da FXEM.

Por volta de 9h25 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março subia 0,06%, cotado a US$ 61,11 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para março avançava 0,13%, cotado a US$ 65,97 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo