Futuros operam em alta, sob efeito de dólar mais fraco, tempestade de neve nos EUA e interrupção no Cazaquistão

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 28 de janeiro de 2026 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em altana manhã desta quarta-feira, com os investidores pesando vários acontecimentos, como os efeitos datempestade de neve nos EUA, o dólar mais fraco e a volta lenta às atividades da produção docampo petrolífero de Tengiz, no Cazaquistão.

Do lado da oferta, as exportações de petróleo bruto dos portos da Costa do Golfo dos EUAcaíram para zero no domingo, antes de se recuperarem na segunda-feira, após uma forte tempestadede inverno atingir o país.

“Embora as interrupções climáticas sejam temporárias, as condições de gelo, umidade e soloencharcado em Oklahoma, Louisiana e Texas irão atrasar a retomada da produção”, afirma DennisKissler, da BOK Financial.

O enfraquecimento do dólar também pesa, do lado da demanda, na cotação da commodity. “Osmercados estão acompanhando de perto os níveis elevados alcançados pelo Indice do Dólar dos EUAe pelos principais pares cambiais, incluindo EURUSD e GBPUSD, à medida que o DXY testa mínimas dequatro anos em meio à falta de preocupação de Donald Trump, aos riscos à independência do Fed eàs preocupações com intervenções cambiais que vêm fortalecendo o iene frente ao dólar” dizRazan Hilal, analista de mercado da CityIndex.

No Cazaquistão, a volta às atividades de produção do campo Tengiz é lenta. A estimativa éo Cazaquistão tenha perdido mais de 40 milhões de barris de exportações de petróleo brutodevido a danos no Consórcio do Oleoduto do Cáspio (CPC). “O mercado teve que lidar com umaparalisação em massa do grupo CPC Kazakh, e isso teve um impacto significativo na valorizaçãoimediata das ações’, diz Kieran Gallagher, chefe da trading Vitol para a Ásia. aos participantesda conferência Indian Energy Week.

O especialista calcula que os estoques globais de petróleo bruto aumentem em cerca de 700.000barris por dia (bpd) no primeiro semestre de 2026, um valor inferior à previsão de mais de ummilhão de bpd feita por muitos analistas.

A tensão entre Irã e EUA ainda paira nas mesas de negociação de petróleo. “A cautela podepermanecer, já que os riscos geopolíticos seguem em primeiro plano, com as preocupações sobreuma escalada das tensões no Oriente Médio ainda presentes”, diz Li Xing, estrategista de mercadosfinanceiros da Exness.

Por volta de 9h04 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março subia 0,24%, cotado a US$ 62,54 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para março avançava 0,10%, cotado a US$ 67,64 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo