Alfredo Cotait Neto é eleito novo presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Uma image de notas de 20 reais
Alfredo Cotait Neto tomará posse no dia 31 de março
(Andre Lessa / Agência DC News)
  • Empresário da construção civil, ele tem longa jornada na ACSP, e já esteve à frente da entidade por dois mandatos (2019-2021 e 2021-2023)
  • Alfredo Cotait Neto tomará posse no dia 31 de março de 2026, quando se encerra o mandato do atual presidente, Roberto Mateus Ordine
Por Da Redação

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Alfredo Cotait Neto foi eleito na tarde de segunda-feira (2) por aclamação a mais um mandato à frente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O pleito, que aconteceu na sede da entidade, no Centro de São Paulo, se deu após a retirada da candidatura do conselheiro João Bico de Souza, que ressaltou a importância da união diante da atual “vida nacional”. Cotait, que já esteve no posto por dois mandatos consecutivos (2019-2021 e 2021-2023), assume o comando em um momento em que a entidade tem trabalhado em agendas que envolvem questões nacionais como a manutenção do Simples Nacional e a discussão sobre o voto distrital. 

A eleição, feita durante reunião do Conselho Deliberativo, culminará na posse, dia 31 de março, do novo presidente, que assumirá o comando no lugar de Roberto Mateus Ordine, eleito em 2023. Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Ordine e Cotait, Rogério Amato, coordenador do Conselho Superior, o conselheiro Marcos Nascimento, secretário da mesa, o conselheiro Guilherme Afif Domingos e João Carlos Maradei, secretário do processo eleitoral e presidente da Comissão Eleitoral. O conselheiro Ives Gandra Martins também compareceu ao evento. Segundo Cotait, o encontro foi um retrato da união em prol da entidade. 

Alfredo Cotait Neto, que é vice-presidente do Conselho Diretor e membro do Conselho Deliberativo da associação, tem décadas de atuação no setor produtivo. Em entrevista recente à AGÊNCIA DC NEWS, falou sobre seu temor com os entraves na relação entre o Poder Público e a iniciativa privada. Para ele, o ambiente de negócios no Brasil segue sufocado pela carga tributária complexa, pela insegurança jurídica e pela burocracia excessiva. “É uma herança cultural, um Estado improdutivo que não estimula a produção.”

Forjado na indústria da construção civil, Cotait tem 79 anos, ergueu cerca de 400 edifícios, totalizando quase 2 milhões de metros quadrados construídos. Paralelamente, atuou no setor financeiro, transformando o SCPC da ACSP em uma estrutura sólida que culminou na abertura de capital da Boa Vista Serviços, em 2020, hoje Equifax BoaVista. Além disso, é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e presidente da Confederação Nacional de Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Escolhas do Editor
Voltar ao topo