São Paulo, 3 de fevereiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações europeu operammistos na manhã desta terça-feira, com a recuperação dos ativos atrelados ao ouro e prata, e oacordo firmado entre EUA e India ontem.
As ações de empresas de commodities e o dólar têm oscilado bruscamente desde que anomeação de Kevin Warsh pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para liderar o Federal Reserve fezcom que os preços dos metais despencassem. Warsh está empenhado em reduzir o balanço patrimonialdo Fed, o que aumentaria os rendimentos dos títulos, um fator negativo para os metais preciosos,que não possuem rendimento próprio.
“Os preços dos metais preciosos estão se recuperando, ajudando a aliviar as preocupaçõesapós a extrema volatilidade no mercado de metais ter deixado os investidores apreensivos no finalda semana passada e na segunda-feira”, afirma a analista sênior de mercado da CityIndex, FionaCincotta.
“Isso sugere que o colapso dos metais está de fato restrito a esse canto dos mercadosfinanceiros, em vez de ser um prenúncio de algo mais sinistro e sistêmico por natureza. Noentanto, devemos permanecer atentos ao risco de quaisquer possíveis repercussões de um movimentotão monumental como o visto na sexta-feira, com essas consequências provavelmente ficando maisclaras à medida que a poeira baixar”, diz Michael Brown, estrategista sênior da Pepperstone.
O acordo comercial entre EUA e India também repercute na Europa. “Com os EUA e a Indiaconcordando em aliviar sua disputa tarifária, a India deixará de enfrentar uma desvantagemrelativa no acesso ao mercado dos EUA. Outros acordos recentes de livre comércio da India reforçamseus esforços para diversificar a exposição das exportações e se proteger contra riscosgeopolíticos. Esses desenvolvimentos são positivos para a participação da India nasexportações globais, que recentemente diminuiu”, dizem os analistas da ANZ Research.
O FTSE londrino opera em queda, com as perdas nas ações da AstraZeneca e do setor de energiasuperando os ganhos das mineradoras, em um cenário de cautela entre os investidores antes dareunião de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) nesta quinta-feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h52 (horário deBrasília):
FTSE-100 (Londres): -0,43%; 10.296,81 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,42%, 24.901,90 pontosCAC-40 (Paris): -0,04%, 8.177,78 pontosFTSE MIB (Milão): +0,94%; 46.435,90 pontosIBEX-35 (Madri): +0,27%, 18.164,50 pontosSMI-20 (Zurique): -0,13%; 13.391,73 pontosPSI-20 (Lisboa): +1,08%, 8.799,98 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA