ANP apreende 2,2 milhões de litros de gasolina adulterada com solvente

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 19 de fevereiro de 2026 – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural eBiocombustíveis (ANP) apreendeu, na sexta-feira (13/03), 2,2 milhões de litros de gasolinaadulterada com solvente em tanques de um terminal de armazenagem de combustível em Paulínia (SP).As análises laboratoriais realizadas no combustível coletado confirmaram a adulteração.

O combustível adulterado, armazenado no terminal, é de propriedade de seis distribuidoras, quesão responsáveis por realizar a mistura de gasolina A com o etanol anidro para formar a gasolinaC, vendida ao consumidor final.Normalmente, tais produtos ficam armazenados em bases próprias das distribuidoras ou em tancagensde terceiros, como no caso em questão, disse a ANP, em nota.

Os dois tanques que armazenavam o produto adulterado só poderão ser desinterditados medianteautorização expressa da ANP. As distribuidoras proprietárias da gasolina A irão responder aprocessos administrativos, tendo garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório, e estãosujeitas a multas que podem chegar a R$ 5 milhões, além de penas de suspensão e revogação desua autorização.

A adição de solventes à gasolina, além de causar danos aos veículos, também está relacionadaa fraudes fiscais e gera concorrência desleal no setor de combustíveis.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo