Dólar comercial se descola do exterior e fecha em baixa, avaliando IBC-Br e alta do petróleo

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 19 de fevereiro de 2026 – O dólar comercial fechou a R$ 5,2276 para venda, com baixa de0,28%. O Dollar Index, que mede o desempenho da moeda americana frente a uma cesta de unidades,tinha alta de 0,19% a 97,90 pontos. O dólar futuro para março estava cotado a R$ 5.240,500, combaixa de 0,15%. O dólar apresentou ligeira queda no mercado doméstico nesta quinta-feira, mesmodiante da valorização global da moeda americana, refletindo principalmente fatores locais.

“A valorização do petróleo também contribuiu para o fortalecimento do real, enquanto o IBC-Brmais resiliente reforçou a percepção de cortes mais graduais da Selic, preservando o diferencialde juros ainda elevado e favorecendo estratégias de carry trade”, indica Bruno Shahini,especialista em investimentos da Nomad.

“Soma-se a isso a entrada tática de investidores estrangeiros em ativos brasileiros, em um pregãomarcado por maior volume no mercado futuro de câmbio”, completou.

“O IBC-Br sinaliza que atividade econômica no Brasil continua resiliente, apesar de um nívelelevado de taxa de juros. O dado mais baixo de serviço pode ser considerado a melhor notícia doíndice divulgado. O setor de serviço é exatamente o que tem apresentado a maior pressãoinflacionária ao longo de 2025″, apontou Mônica Araújo, Economista Chefe da InvestSmart XP.

Segundo ela, o dado de atividade mais forte do que o esperado ao final de 2025 porém não mudaainda a expectativa de corte de 0,50% na Selic na próxima reunião do Copom em mar/26, quando seinicia o ciclo de flexibilização da política monetária no Brasil”, completa.

IBC-Br

O Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central recuou 0,18% em dezembro em relação anovembro, indo a 109,1 pontos. Nos dados sem ajuste sazonal, o IBC-Br atingiu 107,2 pontos, ganho de3,05% na comparação com o mesmo mês de 2024. O mercado apostava em baixa de 0,50% na comparaçãomensal.

O indicador subiu 1,69% no trimestre na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Nacomparação com o trimestre imediatamente anterior, houve uma alta de 0,42%. No ano, a elevaçãofoi de 2,45%

Dylan Della Pasqua / Safras News

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo