[AGÊNCIA DC NEWS]. O Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro (IGet), feito em parceria com o Santander, mostra expansão tanto no varejo restrito como no ampliado (inclui automóveis e construção civil) em novembro, nas comparações mensal e anual. Entre os destaques, os segmentos de supermercados e material de construção. Segundo a Getnet, o indicador demonstra “retomada robusta, provavelmente influenciado pelas promoções da Black Friday e pelo aquecimento do mercado de trabalho”. A resiliência da renda e o emprego em alta seguem dando suporte à demanda, mas a empresa afirma que a questão fiscal pode “moderar” o consumo nos próximos meses. O IGet restrito cresceu 6,5% em relação a outubro e 6,1% ante novembro do ano passado. Já o ampliado teve expansão de 5,4% e de 7,5%, respectivamente.
O índice foi desenvolvido pelo departamento econômico do Santander, com a empresa de tecnologia Getnet – que integra a PagoNxt, hub de meios de pagamento do grupo espanhol. Surgida em 2003, é a terceira maior adquirente do Brasil, termo que designa empresas que atuam com as chamadas maquininhas de compra. Segundo a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras com cartões (débito, crédito e pré-pago) somaram R$ 1,04 trilhão no terceiro trimestre, crescimento de 10,2% sobre igual período do ano passado. Já são R$ 3 trilhões neste ano. Assim, o IGet usa informações do mercado nacional, com base em receita de estabelecimentos que usam a Getnet como meio de pagamento.
O IGet restrito havia registrado resultados negativos em setembro (-6,1% na comparação anual) e outubro (-4,1%), recuperando-se com os +6,1% do mês passado. De outubro para novembro, as vendas cresceram principalmente no segmento de supermercados +16,8%), que tem peso de 38,7% na composição total. Já o vestuário (peso de 4,6%) subiu 6,8%. A única queda foi registrada na atividade de artigos farmacêuticos (-2,5%), que também cai em relação a novembro de 2023 (-7,1%). Ainda na comparação anual, o segmento de supermercados sobe 14,5% e o de vestuário, 29,7%. Já móveis&eletrodomésticos se mantém no campo positivo – 0,2% entre outubro e novembro e 2,2% sobre 2023. As vendas de combustíveis sobem 1,7% no mês e caem 1,5% no ano.
No varejo ampliado, as vendas de material de construção tiveram crescimento de 4,4% ante outubro e de 2% sobre novembro do ano passado. Em automóveis, partes e peças (peso de 20,5% no índice total), as altas foram de 2% (mensal) e 15,1% (anual). “Embora o desempenho geral de novembro tenha sido bastante positivo, o relatório ressalta que a redução do ímpeto fiscal pode vir a moderar o consumo nos próximos meses”, afirmou o Getnet. “Entretanto, a resiliência da renda e do mercado de trabalho continua oferecendo suporte à demanda, ajudando a limitar desacelerações mais acentuadas e configurando um cenário de estabilidade para o fechamento do quarto trimestre de 2024.”