Eletrificados crescem 89% em 2024 e ultrapassam barreira de 170 mil veículos comercializados

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Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil
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São Paulo, 6 de janeiro de 2025 – A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) informouque a eletromobilidade no Brasil terminou 2024 com um novo recorde de 177.358 veículoseletrificados leves emplacados de janeiro a dezembro, ou 89% acima dos 93.927 de 2023. Só emdezembro, as vendas chegaram a 21.634.

Esses números, porém, incluem os 3.828 micro-híbridos recém-lançados no mercado no últimotrimestre, com bateria de apenas 12 volts e sem tração elétrica, sobre os quais há uma polêmicatécnica se podem ser considerados veículos eletrificados.

Ainda assim, excluindo-se esses micro-híbridos, o total de 2024 superou todas as previsões daABVE, com 173.530 emplacamentos (+ 85% sobre 2023), e dezembro bateu um novo recorde mensal desde oinício da série histórica, com 18.942 unidades vendidas.

O Estado de São Paulo continuou na liderança da eletromobilidade no Brasil, com 32% das vendastotais de 2024 (56.819), seguido pelo Distrito Federal, com 9% (16.061), Rio de Janeiro, com 7,2%(12.841), Paraná, com 6,8% (12.056), e Santa Catarina, com 6,5% (11.500)..

A ABVE considera como veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercadobrasileiro com algum grau significativo de eletrificação: os 100% elétricos (BEV), híbridosplug-in (PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), e micro-híbridos emild hybrid (MHEV).

“Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muitoexpressivos”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

O presidente da ABVE, no entanto, pontuou que alguns dos chamados micro-híbridos que entraram nomercado nos últimos meses não necessariamente entregam ao consumidor e ao meio ambiente umaexperiência real de eletromobilidade.

“Teremos de considerar a separação das estatísticas desses modelos daquelas dos veículos queefetivamente podem ser considerados eletrificados”, acrescentou.

A ABVE avalia que alguns dos novos modelos que estão sendo lançados no mercado como híbridos, arigor, não podem ser considerados eletrificados.

Eles não apenas não oferecem ao consumidor as vantagens de dirigir um verdadeiro veículoelétrico, como têm pouca ou nenhuma contribuição à redução de gás carbônico (CO2) e outrosgases do efeito estufa emitidos na atmosfera.

Por tais motivos, a partir dos números de janeiro de 2025 (que serão divulgados no começo defevereiro), a ABVE deverá incluir em suas estatísticas mensais de eletrificados apenas osveículos que atendam a alguns requisitos técnicos mínimos.

Dentre esses requisitos, serão considerados: voltagem da bateria, tração elétrica, potênciamínima da bateria e contribuição efetiva à redução das emissões de poluentes.

Ainda assim, todas as categorias de veículos híbridos, mesmo as que não atendam aos requisitosmínimos, terão suas estatísticas de vendas publicadas mensalmente pela ABVE Data, porém emtabelas separadas.

Plug-in

O ano de 2024 foi de grande evolução para o mercado de veículos elétricos plug-in, que incluemos BEV 100% elétricos e os PHEV híbridos com recarga externa.

De janeiro a dezembro, os plug-in mantiveram a maior participação de vendas do mercado deeletrificados, com 125.624 veículos, ou 71% do total.

Na comparação com 2023, quando foram vendidos 52.359 veículos elétricos plug-in, houve um grandecrescimento de 140%.

Só em dezembro foram vendidos 14.889 plug-in, o que representou 69% do total de veículoseletrificados comercializados no mês. Os PHEV ficaram com 48,6% no mês (10.521), e os 100%elétricos, com 20,2% (4.368).

Já os híbridos sem recarga externa (HEV, HEV flex e MHEV, incluindo os micro-híbridos), ficaramcom 29% de participação (51.733), de janeiro a dezembro de 2024. Esse total representa um aumentode 24% em relação a 2023 (41.568 veículos).

Em dezembro, os HEV totalizaram 7,5% (1.621), os HEV flex 6,6% (1.426) e os MHEV 17,1% (3.697).

Os números confirmam que o mercado de veículos elétricos plug-in se encontra em expansão noBrasil, registrando recordes e maior aceitação dos consumidores.

A ampliação da rede de infraestrutura de recarga em 2024 colaborou para reduzir as incertezasquanto ao uso de veículos elétricos em maiores distâncias e viagens mais longas.

No acumulado 2024 (janeiro a dezembro), a participação de mercado dos eletrificados leves portecnologia é a seguinte:

PHEV: 64.009 (36,09%)BEV: 61.615 (34,74%)HEV flex: 20.277 (11,43%)MHEV: 16.185 (9,13%)HEV: 15.271 (9,13%).

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

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