São Paulo, 20 de janeiro de 2025 – A Petrobras agora é patrocinadora de um dos mais tradicionaiscinemas de rua de São Paulo. Instalado há mais de três décadas na famosa Rua Augusta, regiãocentral da cidade, o Espaço Petrobras de Cinema, novo nome do estabelecimento, será apresentadooficialmente no dia 21 de janeiro, em cerimônia para convidados e imprensa, com a exibição detrês filmes nacionais.
O local, antigo Espaço Augusta de Cinema e que já contou com o patrocínio de instituiçõesfinanceiras (Unibanco, Itaú), possui cinco salas de cinema (incluindo um anexo no lado oposto darua), com capacidade total para 750 lugares, um café, bomboniere e livraria.
Para a presidente da companhia, Magda Chambriard, essa iniciativa da Petrobras é muitosignificativa para a cidade de São Paulo e para a cultura nacional. Patrocinar e dar nome a esseimportante Espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promovero cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando apluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único, afirma.
Magda lembra que a Petrobras foi referência na indústria cinematográfica brasileira durante anos.A companhia patrocinou muitos filmes que se tornaram importantes na cinegrafia do país. CarlotaJoaquina foi o primeiro longa patrocinado pela Petrobras, em 1995, e se tornou um marco na retomadado cinema nacional. Queremos fortalecer cada vez mais o cinema brasileiro, por meio da produção edistribuição, e ainda patrocinando centros culturais e espaços para exibição de filmes”,destaca Chambriard.
14 milhões de expectadores
O cinema foi inaugurado no início da década de 90, por Adhemar Oliveira, nome conhecido dacinefilia paulista, que continua como o diretor de programação do Espaço Petrobras. Desde suacriação, o Espaço aposta na exibição de cinematografias independentes do mundo todo investindona formação de público e da cinefilia paulistana. Ao longo de mais de 30 anos, foramcontabilizados 14 milhões de espectadores, incluindo o público de pré-estreias e dos projetosEscola no Cinema e Clube do Professor. Hoje, o local é ponto de referência de cinéfilos e vitrinepara o audiovisual brasileiro.
Contar com o patrocínio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas decinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto deexibição e de democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória,comemora Oliveira, que também comanda o Cine Sala, em São Paulo, Cine Belas Artes, em BeloHorizonte, e Cinema Glauber Rocha, em Salvador.
A programação do Espaço Petrobras de Cinema contará com filmes alternativos e comerciais, muitocinema nacional e internacional, festivais, pré-estreias e produções premiadas.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA