[AGÊNCIA DC NEWS]. Entender o futuro é importante para projetar os negócios. Ao varejo, o clima é um dos mais importantes balizadores, para evitar perdas, programar compras e manter um estoque de acordo com o possível cenário. Com a tecnologia atual é possível fazer previsões que chegam perto da realidade. A Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócio (varejo, agro e energia, por exemplo), divulgou informações que podem validar decisões dos empresários nos próximos meses. Para o varejo, a notícia é que o período de frio deste ano pode refletir positivamente nas vendas, porque há uma tendência de temperaturas mais frias. “Este ano é um ano que vai dar para vender roupas”, disse Alexandre Nascimento, sócio-diretor da companhia. O ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Com as previsões se alterando para 2025, itens como cobertores, vestuário e calçados, por exemplo, devem estar entre os mais procurados. Além disso, esses produtos costumam custar mais caro e tendem a dar impulso nas receitas. Os estudos da empresa constataram que o La Niña atuou de forma breve durante esse verão, e que a fase de neutralidade deve se estabelecer nos próximos meses e perdurar até o final do inverno no hemisfério Sul. “Isso deve trazer, diferente do ano passado, um inverno que, se não for rigoroso, terá maior quantidade de dias frios”, disse Nascimento.
De acordo com Desirée Brandt, meteorologista e sócia-executiva da Nottus, em abril as temperaturas começam a cair e em maio teremos quedas significativas, o que pode ajudar nas vendas do varejo para o Dia das Mães. “Existe uma onda de frio mais propiciada em maio. Até o mês das mães já estará frio e isso deve gerar melhores vendas”, disse a especialista.
NO CAMPO – O milho deve ser beneficiado pelas madrugadas frias, segundo as projeções da Nottus. Mas para o café, cujo preço subiu 10,77% no mês de fevereiro (IBGE), as notícias não são animadoras. Nascimento disse que ao longo do outono, as chuvas eventuais podem prejudicar as fases de maturação e colheita.