Adoção de IA no setor de franquias cresce e ABF quer mapear principais ferramentas usadas pelos franqueados

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Abertura da ABF Franchising Expo 2025: expectativa de receber 60 mil pessoas em quatro dias
(Divulgação)
  • Adoção de ferramentas de Inteligência Artificial ajudam franqueados e franqueadoras a otimizar a operação e elevar a eficiência
  • Faturamento do setor em 12 meses (R$ 278,5 bilhões) corresponde a 2,4% do PIB. Saúde, beleza e alimentação são alguns dos destaques
Por Anna Scudeller | Aryel Fernandes

[AGÊNCIA DC NEWS]. O setor de franquias no Brasil faturou no primeiro trimestre R$ 65,9 bilhões, avanço nominal de 8,9% na comparação anual. O resultado, segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Tom Moreia Leite, reflete, em parte, o aumento da adoção de ferramentas de inteligência artificial para elevar a eficiência das redes. O uso, que começa na contratação de colaboradores, passa pelo atendimento ao cliente e chega ao controle operacional, tem ganhando tanto destaque que a ABF deverá, em breve, lançar estudos de mapeamento das tecnologias mais utilizadas. “Não temos isso [o uso de IA] quantificado ainda, mas é nosso próximo passo”, disse. A análise foi dada à AGÊNCIA DC NEWS na quarta-feira (25), durante a abertura da ABF Franchising Expo 2025, no Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo. A ABF representa 68% das operações de redes em atuação no país. Com mais de 400 expositores, o evento vai até o próximo sábado (28). A expectativa é de receber 60 mil visitantes.

Apesar de a associação ainda não ter dados sobre o assunto, algumas empresas já são capazes de mensurar o uso de inteligência artificial em suas atividades. A OrthoDontic, por exemplo, multifranqueadora do ramo odontológico com 350 unidades, informou que, desde 2019, a digitalização de processos gerou aumento de 16% no faturamento médio das clínicas. A rede cresceu 157% em faturamento, e a adoção de chatbots possibilitou economia de até 85% nos custos com atendimento. A taxa de confirmação de consultas chegou a 94% – antes, estava em torno de 60%. Segundo a companhia, a operação padronizada das clínicas permite custo operacional otimizado, com lucratividade média de 25% por unidade.

De acordo com a ABF, em 12 meses, o setor atingiu faturamento de R$ 278,4 bilhões, incremento de 11,2% sobre o período imediatamente anterior. O valor equivale a 2,4% do PIB de 2024 (R$ 11,7 trilhões). O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturou R$ 66,9 bilhões, 24% do total. Alimentação (Food Services) somou R$ 48,2 bilhões (17,3%). As operações estão distribuídas entre 3.828 (69%) dos 5.571 de municípios brasileiros. No final de março, o setor concentrava 1,7 milhão de empregos diretos.

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Além disso, a ABF divulgou dados sobre o perfil do visitante da feira: a maior parcela (37%) busca ampliar conhecimento sobre franquias. Outros 23% estão à procura de novidades e tendências, 19% pretendem fechar negócios, 15% querem fazer networking e 6% pretendem obter novos produtos e/ou analisar concorrentes. Entre os expositores, quase metade (47%) das ofertas realizadas no evento chega a R$ 200 mil. Um quarto é do segmento de alimentação.

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