São Paulo, 3 de julho de 2025 – A Genial Investimentos divulgou uma relatório sobre o setor deinfraestrutura, apontando que o ambiente está aquecido, com sinais de amadurecimento regulatório,pipeline de leilões robusto (15 em 2025 e 20 em 2026), reequilíbrios e otimizações contratuaismaterializados e recorde histórico esperado de financiamentos para concessões rodoviárias (R$30bilhões em 2025).
O funding do BNDES geralmente é mais barato, com taxas como a TLP (56% a.a.), enquanto mercadostradicionais (debêntures ou bancário) giram em torno de CDI + 1,5-3% a.a. ou IPCA + 6-7% a.a, oque torna ainda mais atrativo o cenário para concessões rodoviárias.
“Em nossa visão, o contexto é único e de oportunidades, em um setor que opera com concessõeslongas, players com maior expertise no mercado poderão aproveitá-lo principalmente paraincrementar seu portfólio e focar em eficiência operacional e financeira. Nesse contexto, nossapreferência é por Ecorodovias diante da estrutura totalmente focada em rodovias comdiversificação do share de Ebitda dos ativos atuais (CAGR 2024-2027E de 9%) e gestão/alocaçãode capital que sustentam a alavancagem mais alta (>4.0x Dívida Líquida/EBITDA), com custo defunding menor (BNDES e liability management)”, explicou a corretora, que recomenda compra da ação,com preço-alvo de R$ 11.
A Ecorodovias irá passar por um ciclo de CAPEX intensivo nos próximos ~6 anos. Com uma novaconcessão já contratada (Nova Raposo), a companhia deverá priorizar a maturação dos ativosrecém-adquiridos em detrimento de novas aquisições, o que se reflete na menor agressividade emleilões recentes e no foco do seu portfólio atual. A alavancagem, atualmente em 3,9x dívidalíquida/EBITDA Ajustado (1T25), deve expandir em até 4,0-4,5x dívida líquida/EBITDA. Vemos,ainda assim, uma resiliente estrutura para conciliar o aumento de juros da dívida nos próximosanos e futuras amortizações
Assim como a Ecorodovias, a Genial também apontou o bom desempenho da Motiva (ex-CCR), que temdemonstrado ciclo sólido de ganho operacional, com expectativa de redução do OPEX Caixa/Receitade 40% para 37% em 2025/26 em linha com a meta de 35% até 2035, impulsionado, entre outros fatores,por descontinuidade de concessões deficitárias, novo contrato de MSVia e aditivos e otimizaçõesde custos. “Além disso, observamos uma robusta expansão contratada, e a companhia utilizandoaditivos regulatórios de forma estratégica com impactos operacionais relevantes no longo-prazo.Vemos a ação da Motiva negociando a uma TIR real de 10%; 6,3x EV/EBITDA 2025E e 5,7x 2026E compreço-alvo de R$18 por ação via DCF.”
Por fim, a Genial destacou que, além de duas novas concessões, a Motiva prorrogou em 2021 ocontrato pela concessão da Autoban, mediante pagamento de R$1,2 bilhão e execução do CAPEX demanutenção. A concessão gerou um EBITDA ajustado de R$ 2,9 bilhões em 2024, correspondendo acerca de 56% do EBITDA do segmento rodoviário da Motiva e 33% do total consolidado da companhia.Essa é uma das concessões mais relevantes de todo o setor rodoviário.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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