BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O festival de criatividade Cannes Lions anunciou na última semana que passará a adotar novos padrões e medidas de integridade para seus prêmios. A revisão dos parâmetros para inscrições e a possibilidade de banir empresas foram definidos depois que agências brasileiras admitiram que suas campanhas vencedoras tiveram dados inflados e manipulação com uso de inteligência artificial.
O comunicado assinado por Simon Cook, CEO da Lions, não cita os casos brasileiros. Ele afirma, contudo, que durante o festival deste ano “preocupações coletivas sobre manipulação, mídia sintética e o uso de IA resultaram na necessária retirada de trabalhos vencedores do leão.”
A DM9, uma das mais tradicionais e conhecidas agências de publicidade do país, teve seu Grand Prix anulado. O prêmio havia sido concedido por uma campanha publicitária da Consul, cujo vídeo de apresentação ao júri foi manipulado por meio de inteligência artificial.
No bojo da decisão do festival, a agência retirou outras duas inscrições que haviam sido premiadas, uma para a empresa de biotecnologia OKA Biotech e outra para a ONG Urihi Yanomami. Com a retirada das inscrições, os prêmios também foram revogados.
Outras duas agências com prêmios no festival tiveram suas peças vencedoras colocadas em xeque. A Africa admitiu ter inflado dados de uma campanha para a cerveja Brahma que levou o Leão de Ouro na categoria Experiência e Ativação de Marca.
Com um Leão de Bronze na mesma categoria, a LePub, do grupo Publicis, abriu investigação interna para apurar se os dados usados em uma campanha para a New Balance foram inflados para exagerar o alcance de uma ação de vendas de camisas do São Paulo.
O comunicado do Cannes Lions diz que todas as inscrições no festival para 2026 passam a estar sujeitas a cinco critérios para garantir padrões de integridade. “[Os novos critérios foram] projetados não apenas para salvaguardar integridade do benchmark, mas para reafirmar o valor cultural e comercial da criatividade que é real, representativa e responsável.”
Os cinco critérios divulgados pelo festival consideram: propriedade e autoria, veracidade das alegações, consequência em caso de declaração falsa, processo de supervisão independente e governança transparente.
O festival passará a utilizar um sistema de dupla checagem para analisar reclamações que deverá combinar análises manuais e também conduzidas por inteligência artificial. Cannes Lions também passa a adotar os princípios da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para inteligência artificial.
O Cannes Lions é um dos mais importantes festivais para os grandes grupos de comunicação que dominam o mercado de propaganda e para os profissionais dessas agências.