São Paulo, 16 de julho de 2025 – A Bolsa cai com os investidores preocupados sobre o avançodas negociações entre Brasil e Estados Unidos, e de olho no fluxo estrangeiro para emergentes coma desvantagem que o País pode ter frente aos pares. Somado a isso, o IOF fica no radar.
As ações da Vale (VALE3) subiam 0,33% e as da Petrobras (PETR4) caíam 0,97%.
Às 12h52 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,49%, aos 134.586,65 pontos.O Ibovespa futuro com vencimento em agosto recuava 0,94%, aos 135.870 pontos. O giro financeiro erade R$ 7,1 bilhões. Em Nova York, as bolsas operavam em queda.
Pedro Moreira, sócio a One Investimentos, disse que o mercado olha os movimentos denegociações entre Brasil e Estados Unidos e o andamento da questão do IOF.
“A preocupação do mercado é sobre qual a capacidade que o governo brasileiro tem paranegociar com os Estados Unidos em que estamos com uma tarifa [imposta por Trump aos produtosbrasileiros de 50%]. A dúvida é quanto vamos conseguir reduzir essa tarifa. Não temos norte enão sabemos como está o avanço das negociações. A tarifa de 50% é muito acima de seus pares,é 30% maior do que a India [país do BRICs] está negociando com os EUA, na casa de 20%. O quechama atenção é o risco Brasil em relação às tarifas. A preocupação é para onde vai essefluxo para [os países] emergentes nesse cenário de indefinição. [antes da tarifa, estava vindopara cá. O Brasil fica menos atrativo frente aos pares. Além disso, o País lidera a mudança demoeda dos Brics, e isso traz volatilidade em relação ao dólar aqui. Quanto ao IOF, o governo vaiesperar uma decisão do STF. Se tiver alguns ajustes do decreto, o governo vai ser pressionado parareduzir a alíquota e descontos do risco sacado, ou se vai anular por completo o IOF”.
Em boletim matinal, Jason Vieira, economista-chefe da Lev Asset Management, informou que astarifas de Donald Trump, investigação contra o Brasil, IOF e popularidade de Lula mexem com omercado.
“As incertezas sobre tarifas e menor chance de corte nos juros dos EUA limitam o ímpeto domercado. Trump sinaliza possível tarifa sobre farmacêuticos e semicondutores ainda este mês, e umgrupo de senadores vai aos EUA negociar tarifas. Os EUA abrem investigação contra o Brasil porsupostos ataques a empresas americanas e práticas comerciais e exportadores brasileiros relatamimpacto imediato das ameaças de Trump. Por aqui, a pesquisa Genial/Quaest mostrou que a aprovaçãode Lula subiu de 40% para 43%. A desaprovação caiu de 57% para 53%, e 53% aprovam reação dogoverno às tarifas dos EUA. A percepção de piora na economia recua de 56% para 46%. Foram ouvidas2.004 pessoas com margem de erro 2pp. Ema relação ao IOF, a audiência sobre imposto terminou semacordo e Haddad aguarda decisão de Moraes sobre risco sacado. Hoje tem vencimento de opções sobreIbovespa na B3. Lá fora, o Livro Bege deve indicar estabilidade na atividade econômica dos EUA”.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA