BTG mantém recomendação de compra e aponta ganhos de eficiência para elevar ROE

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – O BTG Pactual divulgou um relatório sobre os possíveismovimentos do banco Itaú para os próximos semestres, apontando que, apesar da recente retraçãono preço das ações (10% abaixo do pico em meados de maio), o banco deve continuar acelerando osganhos de eficiência até 2028 e se reafirmar como o banco incumbente premium no Brasil.”Reiteramos nossa visão construtiva e mantemos o Itaú como nossa principal escolha entre os bancosbrasileiros”, destacou o BTG, que aponto preço-alvo de R$ 40/ação.

Dada a posição dominante do Itaú no mercado brasileiro, uma economia com crescimentoestruturalmente baixo do PIB, o consenso aponta para uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR)de 9,6% nos lucros até 2028. Para contextualizar, o Itaú aumentou o EBT em 20% em 2024 e entregou16% a/a no 1T25 (sobre uma base já sólida).

“As metas internas do banco são bastante ambiciosas. Até agora, o fechamento de agências resultouem apenas uma leve redução no quadro de funcionários, mas acreditamos que isso está prestes amudar. O banco está focado em melhorar seu custo de atendimento, com a meta declarada de reduzir oíndice de custo sobre receita do varejo dos atuais 42% para 35% até 2028. Embora essa jornadapossa envolver alguma perda de receita ao longo do caminho, esperamos ver reduções nominais decustos ano após ano. De acordo com nossas estimativas, isso implica uma CAGR dos lucros próxima a15%, com o lucro líquido de 2028 potencialmente pelo menos 10% acima do consenso”, detalhou o BTG.

Por fim, a análise afirmou que, caso o Itaú consiga reduzir sua base de custos, o resultado seriauma franquia estruturalmente mais forte, com um custo de serviço muito mais competitivo, o quepoderia até mesmo permitir que acelerasse o crescimento e ainda gerasse valor (ROE acima do CoE).Isso ampliaria sua liderança sobre os pares e reforçaria a criação de valor a longo prazo.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo