Bolsa avança com declarações de Haddad sobre negociação, commodities metálicas e exterior

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 21 de julho de 2025 – A Bolsa avança puxada pelas falas mais cedo o ministro daFazenda, Fernando Haddad, reforçando que o governo não vai abandonar a negociação, alta dascommodities metálicas, o boletim Focus e o apetite ao risco no risco.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista à rádio na CBN, quesegue a negociação sobre as tarifas com os EUA. “O Brasil não vai sair da mesa de negociação”.

Mais cedo, o Focus mostrou que a projeção para a inflação em 2025 caiu para 5,10%, de 5,17%,e a estimativa para 2026 recuou para 4,45%, de 4,50%.

As ações da Vale (VALE3) e da CSN (CSNA3) subiam, respectivamente, 2,77% e 2,42%. Petrobras(PETR4) tinha ganho de 0,67%. As ações do varejo caem.Às 12h21 (horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 0,99%, aos 134.706,51 pontos. OIbovespa futuro com vencimento em agosto tinha alta de 0,88%, aos 135.915 pontos. O giro financeiroera de R$ 7,1 bilhões. Em Nova York, os índices operavam no positivo.

Para Renato Nobile, analista da Buena Vista Capital, a Bolsa está dando um respiro após asquedas recentes.

“O Ibovespa está subindo desde o início [do pregão], já vinha caindo desde os 141 mil pontosaté os 133 mil pts, é um respiro natural. Com o dia favorável ao risco globalmente também ajuda.A fala do Haddad, hoje cedo, colaborou para não ampliar a tensão de uma resposta mais dura doBrasil [aos EUA], o poderia gerar mais venda e a Bolsa ter virado para negativo. As commoditiesmetálica e o relatório Focus também ajudam o índice subir”.

Jason Vieira, economista-chefe da Lev Asset Management, informou em boletim matinal que astarifas seguem no radar,

“O mercado monitora disputa EUA-Brasil após pedido de revogação de vistos de Moraes e aliadospelo governo americano. Os setores veem negociação com EUA ainda mais difícil após operação daPF. O Congresso está em recesso parlamentar até fim de julho. Haddad nega controle de dividendoscomo retaliação. Na agenda, boletim Focus trouxe queda na inflação e na semana tem IPCA-15. Láfora, semana agitada de balanços inclui Tesla e Alphabet, além da decisão do BCE. Quanto àscommodities, o minério de ferro sobe em Singapura com novo plano de barragem no Tibete e estímulosde Pequim, e o petróleo mantém leve baixa com guerra comercial e cortes de energia russos noradar”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo