SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Palestras motivacionais não são estranhas aos profissionais do mercado financeiro. Não à toa, o convidado que fechou o primeiro dia da Expert XP 2025, no Expo São Paulo, foi Arnold Schwarzenegger, 77, ex-governador da Califórnia, fisioculturista, astro de Hollywood e vocal defensor do discurso “acredite em você mesmo”.
Para ele, toda crise, se bem estudada, é uma oportunidade. Ao rememorar os tempos à frente do governo da Califórnia, cargo que ocupou entre 2003 e 2011, Schwarzenegger comentou que tirou o estado da crise ao pregar a união entre democratas e republicanos para, a partir daí, “colocar o poder cerebral de todo mundo para resolver qualquer problema da Califórnia”.
“Todo mundo está em crise o tempo todo. Mas eu me lembro que a Califórnia, quando me tornei governador, estava em recessão, tinha apagões recorrentes, empresas e pessoas estavam saindo do estado. Tinha crise em todo lugar, e eu usei essa crise para fazer as pessoas se unirem”, disse ele nesta sexta-feira (25), durante o painel “Disciplina, liderança e inovação: lições de um ícone que transcendeu barreiras”.
O mesmo vale para a crise climática, afirmou aos ouvintes. Horas antes, ele pregou a ideia a governadores brasileiros que encontrou durante o evento. Segundo coluna do jornal O Estado de S. Paulo, a lista era composta por seis nomes: Wilson Lima (Amazonas), Carlos Brandão (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Marcos Rocha (Rondônia) e Antonio Denarium (Roraima).
“É preciso estudar a crise. Há uma oportunidade nela, e precisamos pensar com cuidado. Foi o que eu disse aos governadores que conheci do Brasil”, disse.
“Há uma crise com a floresta amazônica, e essa crise existe porque os partidos não estão se entendendo. Há uma crise com o país de vocês e com os Estados Unidos, e mais todo esse tipo de coisa. Mas quando vocês tiverem essa reunião sobre o meio ambiente muito em breve, no final do ano, aproveitem essa oportunidade, estudem-na cuidadosamente e façam a solução emergir.”
A reunião em questão é a COP30, que será sediada em Belém (PA) 10 e 21 de novembro. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas desperta “grande esperança” em Schwarzenegger, que vê oportunidade para que “grandes coisas possam ser realizadas”.
Aos governadores que encontrou, disse: “Vocês têm o espírito certo e estão juntos. Esquerda e direita, está todo mundo junto.”
Por outro lado, Schwarzenegger encerrou a palestra reforçando que cada pessoa desempenha um papel fundamental na busca por mudanças e que os ouvintes não deveriam “confiar no governo”.
“Eles são úteis, mas não são a resposta para tudo. Caso contrário, não teríamos tido o movimento sufragista nos Estados Unidos: as mulheres tiveram que se rebelar para obter o direito de votar nos Estados Unidos. Este foi um movimento popular. O governo não conseguiu resolver esse problema”, afirmou.
Por fim, afirmou à plateia que todos ali têm “um poder tremendo para mudanças” e que devem ajudar uns aos outros, ser inclusivos e aceitar o próximo, mesmo que tenha opiniões políticas diferentes. “Tenho muito orgulho do Brasil”, encerrou.