Trump promete taxação global e pressiona China por abertura de mercado

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 28 de julho de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nestasegunda-feira que o governo americano está em negociações comerciais com representantes da Chinae voltou a defender a imposição de tarifas sobre produtos estrangeiros. Em declarações ao ladodo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, Trump disse que os EUA estão “fazendo acordos comtodos, mas precisa ser bom para todo mundo”.

O republicano anunciou ainda que pretende estabelecer uma tarifa-base para países que nãotenham acordos comerciais específicos com os EUA. “Vamos estabelecer uma tarifa para o resto domundo, e é isso que eles terão que pagar”, afirmou, indicando que a taxa deve variar entre 15% e20%.

Ao comentar o relacionamento com Pequim, Trump manifestou o desejo de que a China “abra o país”para empresas estadunidenses, em referência ao acesso ao mercado chinês. Apesar de não teroficializado novas medidas, o presidente indicou que ainda avalia a aplicação de tarifas sobreaço e alumínio. “Faremos nosso próprio aço e nosso próprio alumínio nos EUA”, disse.

Trump também aproveitou a ocasião para criticar a política energética europeia,especialmente o uso de energia eólica. Segundo ele, o continente está “estragando seus lindoscampos com turbinas eólicas” e apontou que “todas essas ventoinhas são feitas na China”. Opresidente norte-americano classificou a energia eólica como “muito cara e muito feia”.

Larissa Bernardes – larissa.bernardes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo