São Paulo, 28 de julho de 2025 – A Bolsa fecha em queda, fechou a atingir a mínima de131.550,39 pontos, mas conseguiu terminar no patamar de 132 mil pts, em um dia de aversão ao risco,com o mercado visualizando uma possibilidade remota de um acordo tarifário com os Estados Unidos.
A partir do dia 1º de agosto, entra em vigor a tarifa de 50% sobre os produtos brasileirosimportados aos americanos. Menos de 15 ações da carteira teórica do Ibovespa subiram, bancosforam penalizados.
As ações da Vale (VALE3) caíram 0,96%. CSN (CSNA3) registrou queda de % e CSNMineração(CMin3) recuou%. Itaú (ITUB4) perdeu 2,10%.
A Petrobras (PETR4) fechou em alta de 0,12%. Hoje, mais cedo, a companhia reduziu o preço dogás natural em 14% a partir de 1º de agosto.
Ontem, o presidente americano, Donald Trump, acertou acordo com a União Europeia. O bloco serátaxado em 15%. Trump disse que as tarifas entram em vigor para todos os países em 1º de agosto.
O principal índice da B3 caiu 1,04%, aos 132.129,26 pontos. O giro financeiro foi de R$ 17,4bilhões. Às 17h15 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto recuava0,97%, aos 132.850 pontos. Em Nova York, os índices fecharam mistos.
Felipe SantAnna, especialista em mercado financeiro do grupo Axia Investing, disse que “omercado está desidratando aos poucos, já não tem fé que o governo Lula vai fechar algum acordocom os EUA e prefere tirar o dinheiro da bolsa. O Lula falou hoje, foi até contido, mas nãosinalizou nenhum acordo. O Focus de hoje está míope, parece ignorar nossa situação e aimprevisibilidade do curto prazo [a previsão da inflação para 2025 caiu para 5,09%, de 5,10%]”.
SantAnna ressaltou que a bolsa ainda tem espaço para cair mais. “O preço das commoditiesimpacta menos agora, pois o medo das empresas do Brasil é maior que o preço da matéria-prima”.
Ubirajara Silva, gestor de renda variável, disse que a proximidade com o 1º de agosto e a quedadas commodities mexem com a bolsa.
“À medida que vai se aproximando ao dia 1º de agosto e não temos solução no radar, o mercadoapreensivo. As bolsas globais estão performando bem, e o Brasil está virando uma venda consensualdo mercado. Para atrapalhar, as commodities, como Vale e siderurgia, não estão com bom desempenho,e esses papéis têm peso no índice. O único destaque positivo é a Petrobras, que sobe com opetróleo. A bolsa está caindo de forma generalizada, papéis ligados ao mercado interno e externo.Os bancos sofrem bastante na semana em que começam os resultados do setor, e varejistas caindo”.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA