SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta terça-feira (28) a aprovação de financiamento de R$ 345 milhões para a empresa de logística Hermasa voltado à construção de 60 balsas e dois empurradores fluviais com foco em descarbonização.
Segundo o banco, as embarcações poderão reduzir em até 88,4% as emissões anuais de CO2 devido à redução do número de viagens anuais e pela possibilidade de substituição do diesel pelo biodiesel nos empurradores.
Estaleiros da região Norte construirão 46 balsas graneleiras do modelo Box, com capacidade de até 2.390 toneladas, e 14 do modelo Raked, com 2.200 toneladas. O BNDES estima a geração de 355 empregos no corredor logístico formado pelos rios Madeira e Amazonas, região de atuação da empresa controlada pelo gigante agrícola Amaggi.
“A aquisição de novas embarcações atende as expectativas de crescimento das exportações de grãos por meio de corredores logísticos e portos na região Norte do país nos próximos dez anos, resultado da importância que o governo do presidente Lula confere ao agronegócio nacional e ao desenvolvimento regional”, disse em comunicado o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A redução do número de viagens anuais será consequência de um potencial aumento de cerca de 35%.na capacidade da carga.
O investimento total, com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), poderá chegar a R$ 384 milhões. O FMM foi criado em 1958 como instrumento de desenvolvimento da indústria naval, e seus recursos provêm de uma taxa cobrada sobre o frete, que incide principalmente sobre importações.
Segundo o banco, enquanto as balsas têm maior capacidade, os empurradores têm baixo calado, permitindo a operação durante todo o ano, inclusive nos períodos de seca. O BNDES ainda destacou que o crédito prioriza o fortalecimento da marinha mercante nacional, uma das promessas do governo Lula.
“Desde 2023, no atual governo, já foram priorizados quase R$ 70 bilhões em recursos do FMM para projetos, valor três vezes maior do que o aprovado entre 2019 e 2022, no governo anterior, que foi de R$ 22,7 bilhões em quatro anos”, afirmou em nota o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O financiamento também integra a iniciativa BNDES Azul, voltada à descabornização da frota naval e infraestrutura portuária.