Condições do setor industrial pioram pelo terceiro mês no Brasil

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 1 de agosto de 2025 – As condições operacionais em todo o setor industrial brasileiropermaneceram desafiadoras em julho, com as empresas continuando a reduzir a produção e os níveisde compras em meio a quedas sustentadas nas vendas totais e nos novos pedidos para exportação. Osestoques de insumos e de produção diminuíram ainda mais e a confiança nos negócios diminuiu. Osindicadores de preços mostraram aumentos mais rápidos nos custos e preços, embora as taxas deinflação tenham permanecido abaixo das suas respectivas médias de longo prazo.

Registrando 48,2 em julho, o PMI® Industrial do Brasil da S&P Global – um indicador de desempenho dosetor industrial constituído por um único valor -ficou abaixo da marca neutra de 50,0 peloterceiro mês consecutivo, sinalizando, portanto, outra deterioração na saúde do setor. Poucoalterada em relação aos 48,3 registrados em junho, a análise mais recente indicou uma taxa decontração moderada.

“As condições operacionais já desafiadoras no setor industrial do Brasil foram exacerbadas peloanúncio de uma tarifa de 50% sobre as exportações para os EUA. As empresas identificaram esseobstáculo como prejudicial ao desempenho das exportações e um entrave significativo àsexpectativas de negócio”, explica Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P GlobalMarket Intelligence

O enfraquecimento da demanda teve um efeito dominó em todo o setor industrial, levando a novascontrações nas vendas, na produção, nos níveis de compras e nos estoques”, finaliza.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo