São Paulo, 1 de agosto de 2025 – No primeiro pregão de agosto, a Bolsa fechou em quedapressionada pela desvalorização do petróleo, o que refletiu nas ações da Petrobras (PETR3 ePETR4) e petroleiras, e com o peso dos papéis do Banco do Brasil (BBAS3).
As ações do Banco do Brasil (BBAS3) caíram 6,85%. Petrobras (PETR3 e PETR4) perdeu 1,42% e1,31%.
Hoje, o Ibovespa ficou sem operação quase de 3 horas e meia, da abertura dos negócios às 10haté por volta das 13h25. Procurada pela Agência Safras News, a B3 informou que houve “problemastécnicos no Market Data [sinal de cotações gerado a partir da plataforma de negociação da B3]”.
Além do Ibovespa, houve falhas na publicação dos índices IBBR (Ibovespa BR+) e Smll (SmallCap).
O principal índice da B3 caiu 0,47%, aos 132.437,39 pontos. Às 17h20 (horário de Brasília),o Ibovespa futuro com vencimento em agosto perdia 0,69%, aos 132.730 pontos. O volume financeiro foide R$ 16,9 bilhões. Em Nova York, os índices fecharam em queda.
Thiago Pedroso, responsável pela área de renda variável da Critera, disse que o petróleo eas ações do Banco do Brasil pesam no Ibovespa.
“A forte queda do petróleo pesou [no índice],depois que Trump ameaçou a Rússia com osubmarino nuclear, e o mau humor piorou com o recuo forte das ações do Banco do Brasil. Em tese, opayroll de manhã era para ser uma boa notícia.Pedroso explicou que a queda do Banco do Brasil está mais ligada ao resultado do 2T25, que deve virruim, mas surgem novos riscos no radar. O banco pode optar por não encerrar as contas vinculadas aAlexandre de Moraes, o que levanta especulações sobre possíveis sanções nos EUA, incluindo orisco de ser banido de operar no mercado americano ou de sofrer multas bilionárias. Mas, achoimprovável que o Banco do Brasil vá por esse caminho. Mas o mercado está claramente precificandoessa incerteza”.
Segundo Pedroso, a falha técnica que teve hoje no Ibovespa e Small Caps não prejudicaram osnegócios.
“Apesar de ser raro, isso acontece. Só afetou a cotação do índice, todo restante estavanormal”.
Christian Iarussi, economista e sócio da The Hill Capital explicou que por conta de uma falhatécnica, “o Ibovespa passou parte da manhã sem cotação oficial, mas o Ibovespa futuro chegou asubir cerca de mais cedo, embalado pela leitura de que o relatório de emprego nos Estados Unidosreforça a possibilidade de corte de juros pelo Fed já em setembro. Ao longo do dia, o movimentoperdeu força e o índice passou a acompanhar o cenário externo mais negativo”.
Nos Estados Unidos, foram criadas 73 mil postos de trabalho em julho, abaixo do esperado pelomercado. A taxa de desemprego ficou dentro do esperado pelos analistas em 4,2%. O salário médiopor hora trabalhada subiu 3,9% em termos mensais, levemente acima das expectativas de 3,8%.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA