São Paulo, 1 de agosto de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, no início das negociações de agosto, com osinvestidores avaliando sinais claros de enfraquecimento da economia e as novas tarifas modificadasdo presidente Donald Trump.
O relatório de empregos de julho mostrou que as folhas de pagamento fora do setor agrícolaaumentaram em apenas 73 mil vagas, muito abaixo da estimativa consensual de 100.000 vagas previstapor economistas consultados pela Dow Jones. Os números de meses anteriores foram significativamenterevisados para baixo: o crescimento de empregos em junho caiu para apenas 14 mil, de 147 mil; e emmaio, o número foi revisado para 19 mil, ante 125 mil sinalizando que o mercado de trabalho jávinha enfraquecendo há algum tempo.
As ações de bancos caíram fortemente, devido ao temor de que a desaceleração da economiaprejudique o crescimento dos empréstimos. As ações do JPMorgan Chase recuaram mais de 2%,enquanto Bank of America e Wells Fargo caíram mais de 3% cada. GE Aerospace e Caterpillar recuaramcerca de 1% e 2%, respectivamente.
O que estamos vendo é uma preocupação com o crescimento, num momento em que os múltiplos demercado já estão bastante elevados, disse Thierry Wizman, estrategista global de câmbio e jurosdo Macquarie Group. Também é indicativo de um susto de crescimento no fim do verão, mas vocêpode adicionar a isso a ideia de que os membros mais dovish do Fomc estavam certos o que fortalecea ideia de que o Fed está atrasado.
Os dados aumentaram as chances de que o Federal Reserve possa agir antes do esperado para cortar osjuros e impulsionar a economia – algo que ajudou a conter perdas maiores nas ações. Após orelatório de empregos, traders agora estimam cerca de 86% de probabilidade de um corte de juros emsetembro, segundo dados de futuros da CME. Isso reverte o sentimento de quarta-feira, quando aschances caíram após o presidente do Fed, Jerome Powell, indicar que o banco central precisavaaguardar e avaliar o impacto das tarifas sobre a inflação antes de reduzir os juros.
As novas tarifas anunciadas por Trump durante a madrugada, variando de 10% a 41%, também afetaramnegativamente o sentimento do mercado. Produtos que forem reexportados para evitar as tarifasenfrentarão uma nova tarifa de 40%, segundo a Casa Branca.
O Canadá, um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, agora enfrentará uma tarifa de35%, contra os 25% anteriores.
Os traders estão realizando lucros com os ganhos recentes, enquanto os lucros das big techsenfraquecem, os riscos macroeconômicos aumentam e a sazonalidade se torna negativa. A amplitude domercado está se estreitando, as avaliações estão esticadas e o posicionamento defensivo estásendo construído silenciosamente, disse Joseph Cusick, especialista em portfólio da CalamosInvestments.
Uma venda generalizada em gigantes de tecnologia também pesou nas ações nesta sexta-feira. Asações da Amazon caíram mais de 8% após a empresa apresentar projeções fracas de lucrooperacional para o trimestre atual. As ações da Apple recuaram 2,5%.
Os mercados já vinham de uma sessão fraca, com o S&P 500 registrando sua terceira quedaconsecutiva, mesmo após resultados sólidos da Microsoft e da Meta Platforms, que não foramsuficientes para sustentar o mercado. Tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq chegaram a atingir máximashistóricas intradiárias durante a sessão anterior, antes que o rali impulsionado por tecnologiaperdesse força.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -1,23%, 43.588,58 pontos
Nasdaq 100: -2,24%, 20.650,13 pontos
S&P 500: -1,60%, 6.238,01 pontos
Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:
Dow Jones: -2,95%
Nasdaq 100: -2,17%
S&P 500: -2,36%
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA