“A rede social me trouxe o poder de escala”, diz revendedora da Herbalife que se tornou influencer

Uma image de notas de 20 reais
Marianna Meinberg tem mais de 100 mil seguidores no YouTube, onde compartilha receitas e treinos
(Reprodução/Youtube)
  • Marianna Meinberg conta como multiplica exponencialmente suas vendas desde 2018, quando resolve empreender no Instagram
  • Hoje a influencer fatura R$ 1 milhão por mês :“O Instagram para mim, hoje, é um mar, um oceano, onde eu vou lá pescar”
Por Bruno Cirillo

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Em 2008, a paulistana Marianna Meinberg, então com 21 anos e estudante de hotelaria, decidiu vender os suplementos alimentares da Herbalife. A multinacional, responsável por uma economia global de US$ 5 bilhões, com a venda de 4,5 milhões de milk-shakes saudáveis por ano, foi fundada em 1980 em Los Angeles, nos EUA, e chegou ao Brasil em 1995. Marianna passou dez anos como revendedora individual. No início, ganhava cerca de R$ 5 mil por mês, e até 2018 seu faturamento não aumentou muito: girava em torno de R$ 10 mil. Foi quando decidiu criar uma dieta baseada em sua experiência individual – o Sistema de Transformação Corporal (STC) – e utilizar o método como chamariz de vendas no Instagram. E assim ela foi vista. Se torbou influencer, hoje com 3,3 milhões de seguidores, e escalou na hierarquia organizacional da Herbalife. Atualmente com uma equipe de 2,5 mil revendedores, Marianna fatura R$ 1 milhão por mês.

“Eu venho da época praticamente do porta a porta”, afirmou a empresária à AGÊNCIA DC NEWS durante o 5º Congresso de Vendas Diretas, realizado pela Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). “Comecei a atender meus amigos, familiares e os amigos e familiares dessas pessoas”, afirmou. Marianna também tinha, na época, um Espaço Vida Saudável (EVS), uma espécie de franquia onde os revendedores da Herbalife se posicionam. “Distribuía panfletos e convidava as pessoas para conhecer o meu espaço”, disse. Hoje em dia, ela não tem mais um espaço físico, mas além da grande equipe de vendas, lidera 450 supervisores, outros 30 líderes e profissionais como nutricionista, biomédica e educadora física, que participam das promoções online dos produtos. O investimento no Instagram, que serve como um funil (no jargão do marketing), é de R$ 10 mil por mês, mas já chegou a R$ 20 mil, por exemplo, durante os anos da pandemia.  

A nível global, os números da Herbalife são massivos, segundo a consultoria estatística Euromonitor: a corporação, como os revendedores costumam dizer, soma 6,2 milhões de membros e 65 mil clubes de nutrição espalhados em 95 mercados – Marianna, por exemplo, tem clientes em 44 países. É o shake proteico mais vendido no mundo. Segundo Jordan Rizetto, VP de Marketing para as Américas Central e do Sul, da Herbalife, em volume, “80% dos produtos Herbalife Brasil são produzidos localmente, como shakes, suplementos de fitness e fibra”, disse. De acordo com o executivo, os ramos de chás e vitaminas são majoritariamente importados. O Brasil importou US$ 1 bilhão de suplementos alimentares em 2024, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria para Fins Especiais e Congêneres (Abiad).

Escolhas do Editor

PAPEL DA REDE SOCIAL – Performar bem na internet, segundo Marianna, foi a virada de chave para seu negócio. “Foi o que me trouxe o poder de alavancar”, disse ela. Segundo a influenciadora, começou a falar com mais pessoas e conseguiu, então, alavancar a própria equipe de venda direta. “O Instagram para mim, hoje em dia, é um mar, um oceano, onde eu vou lá pescar.” As vendas são geradas a partir da divulgação de dicas saudáveis e do STC, o método de emagrecimento criado pela influenciadora e que também está à venda em outros sites, como a plataforma de cursos online Hotmart. Os posts atraem milhares de pessoas e aquelas que ficam mais interessadas entram em contato com a equipe de vendas por meio do WhatsApp. A

partir do contato, os clientes em potencial podem receber uma mentoria. “Escuto qual é a dor daquela pessoa e falo assim: ‘Para emagrecer, você vai começar a fazer o STC assim”, disse. Marianna afirmou que as pessoas não compram de marcas e sim de pessoas. Ela destaca que tem dois produtos: os suplementos da Herbalife (que são mais de 50 no portfólio da empresa) e a possibilidade de formar novas parcerias, que vão representá-la. “A pessoa pode se juntar à minha equipe para ter uma renda extra”, afirmou a revendedora. Vale lembrar que a Herbalife já foi acusada de promover “esquema de pirâmide” e teve que pagar US$ 200 milhões à Justiça americana, em 2016, para refutar a classificação.

Apesar do vasto alcance no Instagram, maior do que o próprio jogador de futebol americano Ricardo Puig (2,7 milhões de seguidores), do Los Angeles Galaxy, que é patrocinado diretamente pela Herbalife, Marianna não se enxerga exatamente como uma influencer. “Ele [o influencer] recebe de marcas para promovê-las. Eu tenho o meu próprio produto”, afirmou ela. Nos termos internos da companhia, a revendedora iniciou sua carreira como “supervisora”, tornou-se “equipe mundial” (uma função ainda básica, apesar de já constituir equipe) e, finalmente, “presidente”, função com remuneração acima de R$ 50 mil por mês e com direito de liderança sobre outros coordenadores de venda. Sua missão, ela diz, é promover um modo de vida saudável que garanta, sobretudo, o emagrecimento. Diante do mar de oportunidade, ela afirmou sentir falta dos tempos em que era uma revendedora comum e tinha um espaço próprio: ter um espaço para receber pessoalmente os clientes. “Tem uma coisa que a rede social não consegue fazer, que é o core business da Herbalife: o encontro.”

    

Voltar ao topo