Tendências Consultoria e DC NEWS iniciam série de seminários sobre o varejo. Assista ao vivo a partir de 10h

Uma image de notas de 20 reais
Entender os novos hábitos do consumidor é o ponto-chave do futuro do varejo
(Andre Lessa/Agência DC News)
  • Estela Brunhara (da FutureBrand), Silvio Campos Neto (da Tendências Consultoria) e Ricardo Meirelles de Faria (da FGV) serão os palestrantes
  • A série de seminários Varejo & Consumo terá mais uma edição este ano, em dezembro, com cenários e desafios para 2026
Por Da Redação

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Começa hoje, com transmissão ao vivo a partir das 10h, a série de seminários Varejo & Consumo. Promovido pela Tendências Consultoria e pela Agência DC NEWS, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o evento vai trazer as mais recentes métricas e cenários do segmento varejista assim como as novas ferramentas e tendências do setor. O primeiro seminário terá como tema Entre o Bolso e a Emoção: Os Desafios do Varejo em Conquistar o Consumidor. Os palestrantes serão Silvio Campos Neto (da Tendências Consultoria), Estela Brunhara (da Futurebrand) e Ricardo Meirelles de Faria (do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP). 

Silvio Campos Neto é sócio e economista-sênior da Tendências Consultoria. Mestre em economia pela FGV-SP e professor licenciado de macroeconomia das Faculdades Oswaldo Cruz. A Tendências é das mais renomadas consultorias econômicas do país. Com mais de 25 anos de atuação, é líder em aparições na imprensa especializada e realizou mais de 2 mil projetos customizados para 1,5 mil clientes. Nela, Silvio Campos é responsável pelo acompanhamento de política monetária, mercados financeiros e economia internacional.

Estela Brunhara será a segunda palestrante. Diretora de Consumer Behavior & Brand Strategy na FutureBrand. Socióloga de formação, atua há mais de 15 anos explorando a interseção entre cultura, comportamento e marcas. Já liderou projetos para mais de 100 empresas — incluindo Banco do Brasil, Faber-Castell, Natura, Nestlé e O Boticário — com foco em transformar insights culturais e comportamentais em estratégias de marca relevantes e sustentáveis.

Escolhas do Editor

O terceiro palestrante, Ricardo Meirelles de Faria, é mestre e doutor em economia de empresas pela Fundação Getulio Vargas, é consultor do Banco Mundial para o setor de energia. Professor da Escola de Administraçãode Empresas de São Paulo (EAESP-FGV),
é sócio-diretor da Linus Galena Consultoria Econômica e economista do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP, onde desenvolveu o Indicador de Tendência de Consumo e Varejo (ITCV), um detalhado mapa macroeconômico trimestral que auxilia o segmento varejista.

A série de seminários Varejo & Consumo da Tendências Consultoria e Agência DC NEWS terá mais uma edição este ano, em dezembro, com cenários & desafios para 2026. Ao longo do ano que vem, pelo menos outros quatro eventos serão realizados, sempre focados em quebrar crenças e amplificar a ciência no segmento varejista.

Voltar ao topo