São Paulo, 20 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta segunda-feira em forte alta, sob efeito do acordo do partido do governojaponês, o LDP, com o Partido de Inovação do Japão (Ishin), o que permite a criação de umgoverno de coalizão. Dados econômicos da China e a decisão do Banco do Povo da China (Pboc, obanco central do país) também pesaram no sentimento.
Com isso, a líder do LDP, Sanae Takaichi, pode se tornar a primeira mulher a ser premiê doJapão. A parceria dos dois partidos, com um total de 231 cadeiras na câmara baixa dominante doparlamento, está a duas da maioria, mas a contagem é quase certamente suficiente para Takaichivencer a votação parlamentar de terça-feira para o próximo primeiro-ministro.
“Takaichi provavelmente será confirmado como primeira-ministra em uma votação parlamentar naterça-feira”, afirmam analistas da ANZ Research.
Uma defensora das finanças, Takaichi pediu maiores gastos e cortes de impostos para proteger osconsumidores da inflação crescente e criticou a decisão do Banco do Japão de aumentar as taxasde juros. “As expectativas para as políticas econômicas de Takaichi, que incluem expansão fiscale flexibilização monetária, parecem estar facilitando o aumento dos preços das ações e um ienemais fraco”, disse o estrategista da Nomura Securities, Fumika Shimizu.
Os dados da China, divulgados ontem à noite, trouxeram crescimento do PIB do terceiro trimestreem 4,8% em base anual; produção industrial de 6,5% em setembro e decisão do Pboc de manter osjuros em 3% e 3,5%.
“O PIB da China desacelerou menos do que o esperado no terceiro trimestre, em meio ao impulso dademanda externa. Com a China no caminho para atingir a meta de crescimento deste ano, poderíamosver menos urgência em relação às políticas. Mas a fraca confiança, que se traduz em consumo einvestimento suaves e em uma piora na queda dos preços imobiliários, ainda precisa serenfrentada”, afirma Lynn Song, economista-chefe para a China da ING.
“É provável que Pequim atinja sua meta de crescimento para 2025 de ‘cerca de 5%’. Oimpressionante recorde de crescimento acumulado no ano sugere pouca necessidade de mais estímulofiscal neste momento, e Pequim provavelmente adotaria uma postura linha-dura ao pressionar os EUA areverter suas restrições tecnológicas em qualquer potencial acordo comercial”, diz Alex Loo,estrategista de macro da TD Securities.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +3,47%; 49.235,00 pontosHang Seng (Hong Kong): +2,42%; 25.858,83 pontosXangai Composto (Xangai): +0,63%; 3.863,89 pontosKospi (Seul): +1,76%; 3.814,69 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA