Casas Bahia aposta em compras parceladas na Black Friday e reforça crediário com R$ 1,2 bi

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Casas Bahia iniciou nesta semana a campanha “Super Black Ao Vivo”, que antecipa as promoções da Black Friday, que segundo a empresa, será a maior já realizada pela rede. As ações combinam transmissões ao vivo em lojas e redes sociais, descontos relâmpago e condições de parcelamento mais longas.

Durante o mês de novembro, a companhia vai liberar cerca de R$ 1,2 bilhão em crediário, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Em algumas ofertas, o pagamento poderá começar apenas em 2026, com parcelamento em até 24 vezes ou em até 30 vezes no cartão da rede.

Em um cenário de juros ainda elevados, a varejista aposta na Black Friday para acelerar as vendas e reforçar sua recuperação. O CEO do grupo, Renato Franklin, afirmou, durante coletiva, que o ambiente macroeconômico está mais desafiador, especialmente com a alta dos juros, o que vem afetando até mesmo consumidores com bom histórico de crédito. Ele citou casos de clientes endividados que recorrem a apostas (bets) e acabam agravando a situação financeira.

Diante desse contexto, Franklin disse que a companhia tem buscado crescer com disciplina, fazendo apostas seletivas em iniciativas de retorno mais previsível, como o crediário, a digitalização das lojas e o ganho de eficiência logística. Segundo o executivo, o cenário atual de juros altos exige uma atuação mais conservadora, mas destaca que a empresa aprendeu a vender com mais eficiência.

Entre as principais promoções da campanha, que começam a aparecer neste fim de semana, estão a TV TCL de 32 polegadas, em até dez vezes de R$ 95,90 sem juros no cartão, e o celular Galaxy A16 de 128 GB, por R$ 699 à vista. Também entram na lista uma geladeira Electrolux por R$ 2.799 à vista, além de sanduicheiras e liquidificadores por R$ 69,90 à vista.

Outras ofertas incluem uma smart TV TCL em até 24 parcelas de R$ 135 sem juros, e o Galaxy S24, disponível em até 24 vezes de R$ 99,90 sem juros no cartão Casas Bahia.

COMO SERÃO AS PROMOÇÕES?

Entre as ações promocionais deste ano, a influenciadora Márcia Sensitiva fará lives semanais com previsões sobre as ofertas mais procuradas.

A varejista também promoverá lives diárias, pré-Black Fridays nos fins de semana e uma “super live” com influenciadores entre os dias 27 e 28 de novembro, que terá como âncora a influenciadora digital Beatriz Reis, conhecida como Bia do Brás. Um dos principais diferenciais da empresa é uma central que monitora buscas de consumidores e converte esses sinais em descontos e condições imediatas -iniciativa criada no ano passado e ampliada nesta edição.

A Casas Bahia contará ainda com o programa Acelera CB, sua plataforma própria de influência, voltada à capacitação de micro e nano influenciadores. Segundo a empresa, o objetivo é estimular a atuação desses criadores nas ações da campanha.

Os consumidores também poderão enviar pedidos de ofertas por WhatsApp, e lockers serão instalados em pontos estratégicos do país, com cupons desbloqueáveis por quizzes nas redes sociais.

O crediário, tradicional símbolo da marca, volta a ocupar papel central. Segundo Franklin, ele continua sendo o principal motor de vendas em um momento em que o crédito ao consumo permanece restrito.

PARCERIA COM O MERCADO LIVRE

Nesta quinta-feira (23), foi anunciado que a Casas Bahia começará a vender produtos no Mercado Livre como parte de uma parceria comercial de longo prazo. A entrada nas prateleiras do marketplace é tratada como uma parceria de canal, e não uma fusão operacional. O projeto começa em 1º de novembro, com um piloto em itens de alta demanda, como eletrodomésticos e móveis.

Segundo Renato Franklin, o alcance diário do Mercado Livre, somado à logística e ao poder de crédito da Casas Bahia, deve ampliar o potencial de vendas e a eficiência operacional das duas companhias. Segundo o executivo da rede, o Mercado Livre foi escolhido por ser o parceiro que “domina o mercado” e tem maior participação na categoria relevante para a Casas Bahia.

Mesmo com o novo canal, a varejista afirma que mantém suas prioridades: em primeiro lugar, as lojas físicas com crediário; em segundo, o ecommerce próprio (site e aplicativo); e, depois, o marketplace.

A companhia espera que a parceria melhore sua logística, já que o aumento de volume gerado pelo Mercado Livre deve trazer ganhos de escala e otimização da infraestrutura.

Embora alguns analistas tenham demonstrado preocupação com um possível desvio de tráfego do ecommerce próprio, a Casas Bahia afirma não temer essa perda. A justificativa, de acordo com Franklin, é a de que “o cliente é soberano” e pode escolher onde comprar, enquanto a rede se apoia em seus diferenciais, como o crediário e a especialização logística em produtos de grande porte.

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