Governo federal antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público para segunda-feira (27)

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ponto facultativo do Dia do Servidor Público Federal, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, será antecipado para esta segunda-feira (27) em 2025. A decisão está prevista na portaria 9.873/2024, do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), que definiu os feriados e pontos facultativos do ano.

A data é considerada ponto facultativo apenas para servidores do Executivo Federal -ou seja, não se aplica automaticamente a governos estaduais e municipais ou à iniciativa privada.

Mesmo com a antecipação, o MGI afirma que os serviços públicos essenciais devem ser mantidos. Cabe ao dirigente máximo de cada órgão ou entidade definir quais atividades não podem ser interrompidas e organizar o expediente de modo a garantir a continuidade desses serviços.

Já os servidores estaduais e municipais só têm direito à folga se o governo local publicar um decreto concedendo o ponto facultativo. O mesmo vale para órgãos do Legislativo e do Judiciário.

O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo de Getúlio Vargas, que instituiu o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. A data de 28 de outubro passou a ser uma homenagem simbólica aos profissionais que atuam no serviço público federal.

Em alguns anos, o governo federal decide antecipar ou postergar a folga para facilitar a organização do expediente, como ocorre em 2025.

VEJA OS PRÓXIMOS FERIADOS DE 2025, SEGUNDO O MGI

NOVEMBRO

– 2 de novembro (domingo): Finados – feriado nacional

– 15 de novembro (sábado): Proclamação da República – feriado nacional

– 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra – feriado nacional

DEZEMBRO

– 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal – ponto facultativo após as 13h

– 25 de dezembro (quinta-feira): Natal – feriado nacional

– 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Ano-Novo de 2026 – ponto facultativo após as 13h

Voltar ao topo