Futuros operam em leve alta, com sanções à commodity russa e acordo EUA-China pesando no sentimento

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 27 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em levealta no início da tarde desta segunda-feira, com os investidores pesando as sanções dos EUA àcommodity da Rússia, e um possível acordo comercial entre Washington e Pequim.

“É provável que haja alguns desafios contínuos para o petróleo russo entrar no mercado, masisso depende de como as sanções serão aplicadas”, disse o analista da Rystad, Janiv Shah.

“Os mercados aguardam mais orientações sobre se o impacto das sanções programadas paraentrar em vigor a partir de 21 de novembro realmente se concretizará”, afirma June Goh, da SpartaCommodities. “O período de um mês pode dar tempo para que os participantes do mercado se ajustem”,afirma ela. “Afinal, a Rússia já operou antes sob sanções da União Europeia, então eles aindapodem encontrar maneiras de levar seu petróleo para a China e a India sem depender do dólaramericano como meio de transação”.

Falando em China, o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping, que está agendado para estaquinta-feira, é bastante aguardado pelos anúncios que devem ser feitos na ocasião.

“Os contratos futuros do petróleo bruto estão dando uma pausa após a forte alta da semanapassada, já que o presidente Trump se reunirá com o presidente chinês Xi e sua equipe paranegociações comerciais na quinta-feira, na esperança de finalizar a maioria das diferenças”,disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociações da BOK Financial.

“Embora o mercado futuro tenha adicionado mais comércio com a China e menos exportações depetróleo bruto da Rússia, os comerciantes permanecem cautelosos quanto ao quanto isso realmenteafetará o fornecimento global”, disse Kissler.

A decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) nesta quarta-feiratambém tem influência nas cotações da commodity. “A reunião do Fomc e os lucros das megacapsdesta semana – incluindo Microsoft, Google e Meta na quarta-feira, e Apple e Amazon na quinta-feira- também devem moldar o sentimento do mercado e implicar riscos de volatilidade de curto prazo, dizRazan Hilal, analista de mercado da CityIndex.

Por volta de 13h41 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para dezembro subia 0,24%, cotado a US$ 61,65 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro avançava 0,06%, cotado a US$ 66 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo