São Paulo, 28 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão desta terça-feira em campo misto, com os investidores analisando os balançoscorporativos de empresas europeias e na expectativa pela reunião do Federal Reserve (Fed, o bancocentral norte-americano).
As ações da Philips caiíaram 6% depois que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUAemitiu um alerta à fabricante de dispositivos médicos sobre os padrões em três de suasinstalações de fabricação.
Já as da Novartis caíram 4,1% ao final da sessão, após a gigante farmacêutica suíçadivulgar seus lucros para o trimestre encerrado em setembro, que ficaram abaixo das previsões. Asações do banco BNP Paribas também caíram, porque houve uma sinalização de “situação decrédito específica” durante o trimestre, que, segundo ele, elevou o custo do risco em sua divisãode Mercados Globais.
Enquanto isso, as ações do HSBC listadas em Londressubiram 4,6% depois que os lucros do terceiro trimestre do credor superaram as expectativas – o quefez o FTSE londrino bater mais um recorde.
A reunião do Fed, marcada para amanhã, também está no radar dos analistas. O banco devecortar os juros em 0,25 ponto percentual. “Seria justo dizer que aproximadamente metade do atualComitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está mais focada no mercado detrabalho e a outra metade nos riscos de inflação”, disse Ryan Wang, economista americano do HSBC.
“A dificuldade para o Fed é saber se essa desaceleração do emprego reflete principalmente umamaior demanda por mão de obra em comparação à oferta. É mais difícil ser muito preciso sobrequal fator é o mais importante, e isso tem implicações em como a política monetária deve reagira isso”, acrescenta.
O presidente dos EUA, Donald Trump, vem repetidamente criticando o CEO do Fed, Jerome Powell -ele fez isso novamente hoje e afirmou que deve escolher seu substituto até o final do ano. “O riscoé que tenhamos mais cortes de juros no ano que vem”, disse Brett Ryan, economista sênior doDeutsche Bank para os EUA. “O risco de o Fed perder sua independência é maior em comparação comqualquer governo anterior”.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,63%; 9.696,74 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,08%, 24.283,58 pontosCAC-40 (Paris): -0,33%, 8.215,27 pontosFTSE MIB (Milão): +0,51%; 43.128,53 pontosIBEX-35 (Madri): +0,54%, 16.087,00 pontosSMI-20 (Zurique): -1,34%; 12.360,15 pontosPSI-20 (Lisboa): -0,04%, 8.348,77 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA