SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O leilão do lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná terá dois proponentes, o Grupo Way Brasil e a administradora Pátria Investimentos. O certame está marcado para a tarde desta quinta-feira (30).
A participação é mais tímida se comparada com a presença observada no leilão do lote 4 das rodovias paranaenses, também realizado em outubro. Na ocasião, competiram pelos ativos Motiva (ex-CCR), Reue Rodovias Holding, Mota-Engil, além do Consórcio Infraestrutura PR, composto por EPR e Perfin, que saiu vencedor após oferecer desconto de 21,30% no valor do pedágio.
Anteriormente, em 2023, a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., controlada pelo Pátria, havia arrematado o lote 1, com deságio de 18,25% sobre a tarifa básica de pedágio. Já os lotes 2, 4 e 6 foram vencidos pela EPR. E o lote 3 é administrado pela Motiva, por meio da concessionária PRVias.
Com quase 433 km de extensão, o lote 5 abrange trechos das rodovias federais BR-158, 163, 369 e 467 e da estrada estadual PR-317. O Ministério dos Transportes prevê R$ 6,68 bilhões de Capex (investimentos em obras) e R$ 5,18 bilhões de Opex (custos de operação).
O trecho passa por áreas de produção agropecuária do Paraná e conecta importantes municípios do estado, como Cascavel e Maringá.
Na modelagem adotada nos leilões atuais, os interessados dão lances de desconto em relação à tarifa básica de pedágio, e o pagamento de aporte (caução) é necessário somente quando o corte na tarifa prometido é superior a 18%.
Depois desse patamar há a incidência de aporte de recursos, que vai inteiramente para a conta da concessão e é utilizado, por exemplo, na execução de obras não previstas.
Até o fim do ano, a gestão Lula prevê mais três certames. Dois deles são leilões simplificados: a otimização da Autopista Fluminense (BR-101/RJ) e a otimização da Autopista Fernão Dias (BR-381/MG/SP).
O modelo de leilão simplificado prevê a oferta ao mercado de um contrato de concessão previamente acertado com uma companhia. No entanto, se outra proponente oferecer desconto maior sobre a tarifa, ou seja, uma proposta melhor, esse contrato pode trocar de dono.
Outro certame marcado para o fim deste ano vai leiloar, em novembro, a Rota Sertaneja, que abrange mais de 520 km de estradas em Goiás e Minas Gerais.