Ações devem fechar em queda, com reavaliações de valorizações em IA; Treasuries caem

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 4 de novembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem fechar o pregão desta terça-feira em queda, com os investidores manifestando cautelaa respeito da valorização das ações do setor de inteligência artificial.

A queda se deu com a declaração de alguns CEOs de grandes bancos dos EUA. Eles alertaram paraas altas avaliações das empresas de tecnologia, setor que vem se valorizando nas últimas semanas.

Diretores executivos de gigantes de Wall Street, como o Morgan Stanley e Goldman Sachs alertaramque os mercados de ações podem estar caminhando para uma queda de cerca de 10% a 15%, ressaltandoas crescentes preocupações com as avaliações altíssimas.

David Solomon, do Goldman Sachs, afirmou que “é provável que haja uma queda de 10% a 20% nosmercados de ações em algum momento nos próximos 12 a 24 meses”. Ted Pick, CEO do Morgan Stanley,também disse: “Devemos também considerar a possibilidade de que ocorram quedas de 10% a 15% quenão sejam impulsionadas por algum tipo de efeito macroeconômico extremo”.

“Sempre que os mercados são impulsionados a esses níveis elevados ou vemos a trajetória quetiveram, qualquer pequena notícia pode definitivamente desencadear um sentimento na direçãooposta”, diz Charlie Ripley, estrategista sênior de investimentos da Allianz Investment Management.”Você verá pessoas buscando pequenas evidências anedóticas para justificar a redução deriscos”.

As ações da empresa de análise de dados Palantir caíram 7,5%, mesmo com a previsão dereceita para o quarto trimestre acima das estimativas dos analistas. Nos últimos 12 meses, asações acumularam alta de quase 400%. As ações das grandes empresas de tecnologia tambémcaíram, com a Nvidia em destaque. As ações da Alphabet caíram 2,3%, e Microsoft teve queda de0,7%.

“O mercado tem estado bastante restrito nos últimos meses”, afirma Anthony Saglimbene, daAmeriprise. “Se houver uma desaceleração ou uma queda de curto prazo na IA ou na tecnologia,realmente não há outras áreas que tenham apresentado um desempenho tão bom, e se não tivermosmuitos dados claros sobre a economia, e a rentabilidade no restante do S&P 500 não for tão forte,para onde você vai?”, questiona.

Os Treasuries também caem, com o shutdown entrando no 35º dia. “A paralisação do governoamericano em curso não está ajudando. Ela se arrasta e agora parece destinada a ser a mais longada história. Com os dados econômicos oficiais congelados, todos – de investidores ao Fed – estãorecorrendo a relatórios privados em busca de pistas sobre o desempenho real da economia”, diz FawadRazaqzada, analista de mercado da CityIndex.

Perto do fechamento, às 15h46 (horário de Brasília), o Dow Jones caía 0,62%, a 47.050,10pontos; o Nasdaq recuava 1,73%, a 23.422,31 pontos, e o S&P 500 tinha queda de 1,05%, a 6.779,70pontos.

Os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,08%. Enquanto isso, os juros das notaspara 2 anos em 3,57%.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo