Ações encerram em alta, sob efeito do acordo entre EUA e China; PMI oficial chinês vem abaixo do previsto

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 3 de novembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta segunda-feira em alta, ainda sob efeito das negociações entre China eEUA. O PMI oficial do setor manufatureiro chinês, medido pela RatingDog e S&P Global, veio abaixodo previsto.

“A trégua comercial entre EUA e China oferece algumas oportunidades para ações de tecnologiae inovação”, afirma Weiheng Chen, do JP Morgan Private Bank. “Observamos uma mudança de tarifasamplas para ferramentas mais direcionadas, à medida que os EUA e a China entram em uma ‘tréguatransacional’ instável, que pode ter implicações mais específicas para determinados setores”,continua. Chen prevê oportunidades de compra na baixa das ações de inovação chinesas. “Osresultados financeiros das empresas de tecnologia e as projeções de investimentos revisadas paracima provavelmente impulsionarão os mercados de ações dos EUA”, afirma ele.

Há também a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da semanapassada, de corte de juros e da incerteza a respeito dos próximos cortes. Na sexta-feira, um grupode autoridades do Fed manifestou seu desconforto com a decisão de cortes, mesmo com a opinião dogovernador do banco, Christopher Waller, defendendo uma maior flexibilização da políticamonetária para fortalecer um mercado de trabalho em declínio.

Os investidores agora estimam em 68% a probabilidade de um corte na taxa de juros em dezembro,uma queda em relação à quase certeza da semana passada, antes da reunião do Fed, quando o bancocentral reduziu as taxas em 0,25 ponto percentual.

Um dado que chamou a atenção foi a divulgação do PMI do setor industrial, medido pelaRatingDog e S&P Global, que veio abaixo do previsto. “De modo geral, o ritmo de melhora indicadopelo RatingDog China Manufacturing PMI desacelerou em outubro. Entre os subíndices, apenas oemprego mostrou uma variação mensal positiva, enquanto todos os outros indicadores recuaram emgraus variados.Recentemente, o principal foco de política da China mudou para o ’15º Plano Quinquenal’. Políticassubsequentes para estabilizar a economia e impulsionar a demanda interna podem ser introduzidas,potencialmente oferecendo algum suporte futuro para o índice PMI”, afirma Yao Yu, fundador daRatingDog.

O Kospi sul-coreano teve uma valorização de quase 3% na sessão, com altas em empresas dosetor elétrico e de tecnologia. Um dado divulgado na última sexta-feira mostrou uma alta nasexportações vindas da Coreia do Sul.

“As exportações sul-coreanas aumentaram em outubro, apesar de haver menos dias úteis devidoao feriado de Chuseok. As tarifas impostas pelos Estados Unidos tiveram um efeito claramentenegativo, mas as fortes exportações de semicondutores e embarcações compensaram o impacto. Com oacordo comercial concluído, espera-se que as melhores condições de exportação apoiem ocrescimento em 2026”, diz Min Joo Kang, economista sênior para a Coreia do Sul e Japão da ING.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): a bolsa não operou hoje devido a um feriado.Hang Seng (Hong Kong): +0,97%; 26.158,36 pontosXangai Composto (Xangai): +0,55%; 3.976,52 pontosKospi (Seul): +2,78%; 4.221,87 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo