São Paulo, 8 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, com os investidores analisando osuperávit acima do esperado da China e da segunda leitura do PIB do Japão, que veio abaixo daprimeira e menor que o esperado.
A alta no superávit reflete o crescimento das exportações da China, impulsionadas por umaumento nas remessas para mercados fora dos EUA, à medida que os fabricantes aprofundam os laçoscomerciais com o resto do mundo em função das tarifas proibitivas impostas pelo presidente DonaldTrump.
“Os cortes tarifários acordados no âmbito da trégua comercial entre os EUA e a China nãoajudaram a impulsionar as exportações para os EUA no mês passado, mas, no geral, o crescimentodas exportações se recuperou”, disse Zichun Huang, economista para a China da Capital Economics.”Esperamos que as exportações da China permaneçam resilientes, com o país continuando a ganharparticipação no mercado global no próximo ano.”
“Em vez dos EUA, a surpresa positiva nos dados de novembro veio de uma aceleração dasexportações para a União Europeia. Elas subiram 14,8% ano a ano em novembro, elevando ocrescimento no acumulado do ano para 8,1%. Também vimos uma retomada das exportações para oJapão, que aumentaram 4,3% ano a ano em novembro, com um crescimento acumulado no ano de 3,4%”, dizLynn Song, economista para a Grande China da ING.
Um dado que chamou a atenção dos investidores foi o aumento na importação de petróleobruto, soja e minério de ferro em novembro. “As chegadas de petróleo bruto por via marítima daChina em novembro foram maiores do que em outubro, com as chegadas de petróleo saudita aumentandoem 345.000 barris por dia, para 1,59 milhão de barris por dia, marcando o maior nível em cincomeses, impulsionadas por empresas chinesas que receberam volumes significativos de cargas embarcadasem outubro”, diz Muyu Xu, analista sênior da Kpler.
Por outro lado, a segunda leitura do PIB japonês do terceiro trimestre veio abaixo da primeira,e menor que a prevista. “Os resultados não alterariam significativamente a avaliação geral daeconomia”, disse o economista Uichiro Nozaki, da Nomura Securities. “As expectativas de um aumentoda taxa de juros em dezembro subiram consideravelmente, em grande parte devido às fortesperspectivas para as negociações salariais da primavera do próximo ano. É improvável que ocaminho (para a normalização da política monetária) mude”, continua.
“Quanto ao investimento de capital, embora a demanda por investimentos digitais e que economizemmão de obra seja forte, a deterioração dos lucros corporativos intensificará a pressão debaixa, de modo que o ritmo de crescimento provavelmente permanecerá moderado”, disse o economistasênior Masato Koike, do Sompo Institute Plus.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,18%; 50.581,94 pontosHang Seng (Hong Kong): -1,23%; 25.765,36 pontosXangai Composto (Xangai): +0,54%; 3.924,08 pontosKospi (Seul): +1,34%; 4.154,85 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA