Ações encerram em queda, na expectativa pela decisão do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 10 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeuencerraram o pregão desta quarta-feira majoritariamente em queda, com os investidores aguardando adecisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Os traders preveem que o banco central realize seu terceiro corte na taxa de juros, em 0,25ponto percentual (pp). No entanto, o sentimento entre os membros do Comitê Federal de MercadoAberto (Fomc), permanece dividido: alguns são a favor de cortes para evitar um maiorenfraquecimento do mercado de trabalho, enquanto outros acreditam que outro corte poderia agravar ainflação.

“Além da decisão política imediata, nossos economistas nos EUA também esperam que hajadivergências tanto a favor de uma postura mais agressiva quanto contra uma mais branda”, disse JimReid, do Deutsche Bank. “Portanto, para se chegar a um consenso em torno de um corte na taxa dejuros hoje, eles preveem que a declaração e a coletiva de imprensa sinalizarão que o obstáculopara outro corte no início de 2026 é relativamente alto”, acrescenta.

Além da decisão em si e das projeções, o discurso do presidente do banco, Jerome Powell, éamplamente aguardado. “A coletiva de imprensa pós-reunião do presidente Powell também seráobservada de perto, particularmente no que diz respeito à orientação futura. Na última ocasião,Powell observou que um corte na reunião seguinte estava ‘longe’ de ser uma conclusão óbvia, o quedesencadeou uma reprecificação significativamente hawkish das expectativas de política. Destavez, os pontos-chave a serem observados serão se Powell ainda vê a política como restritiva, bemcomo se a postura atual é descrita como estando em um ‘bom lugar’, o que refletiria a linguagemusada no início do ano para indicar um período prolongado de manutenção”, diz Michael Brown,estrategista sênior da Pepperstone.

Nas notícias corporativas, os acionistas da Anglo American e da Teck Resources aprovaram afusão das duas empresas, abrindo caminho para a criação de uma gigante do cobre. Duncan Wanblad,CEO da Anglo American, disse em um comunicado na terça-feira que a fusão, que ainda precisa deaprovação regulatória, formaria um “produtor global de cobre entre os cinco maiores”.

O FTSE londrino fechou em leve alta. Os investidores britânicos aguardam a decisão do Fed e ado Banco da Inglaterra (BoE), que será na próxima semana. “Esperamos que o Banco da Inglaterra(BoE) reduza a taxa básica em 0,25 pp, para 3,75%, em sua reunião na próxima semana. O Comitê dePolítica Monetária (MPC) provavelmente sinalizará espaço para novas flexibilizações entrandoem 2026. Prevemos três cortes de 0,25 pp em 2026, a serem realizados em ritmo trimestral, levando ataxa terminal de política para 3%”, dizem os analistas da ANZ Research.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,14%; 9.655,53 pontosDAX-30 (Frankfurt): -0,34%, 24.072,14 pontosCAC-40 (Paris): -0,57%, 8.015,37 pontosFTSE MIB (Milão): -0,25%; 43.465,34 pontosIBEX-35 (Madri): +0,17%, 16.762,50 pontosSMI-20 (Zurique): -0,07%; 12.921,48 pontosPSI-20 (Lisboa): -0,60%, 8.033,95 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo