Ações encerram majoritariamente em queda, seguindo Wall Street, aguardando decisão do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 9 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente em queda, seguindo o pregão de Wall Streetdo dia anterior, com os investidores aguardando a decisão de política monetária do FederalReserve (Fed, o banco central norte-americano).

A expectativa geral é de que o banco central dos EUA reduza as taxas de juros em 0,25 pontospercentual em sua última reunião do ano, levando a taxa para 3,5%-3,75%. No entanto, especialistasafirmam que o Fed adotará uma postura mais dependente dos dados econômicos subsequentes.

“Não me surpreenderia se Jerome Powell [presidente do Fed] dissesse algo como: ‘Já fizemoscortes, e agora precisamos ficar de olho nos dados’, e ele não chegaria a ser mais agressivo,porque temos visto uma fragilidade no mercado de trabalho”, disse Stephen Kolano, diretor deinvestimentos da Integrated Partners.

“Entre as possíveis divergências, o tom do presidente do Fed, Powell, e o resumo dasprojeções econômicas, acho que há muitas maneiras pelas quais os mercados podem sersurpreendidos”, disse Erica Camilleri, analista macro global sênior da Manulife InvestmentManagement.

Mesmo com a notícia da autorização da Nvidia, por parte de Donald Trump, de enviar chips H200para a China foi suficiente para ampliar os ganhos dos mercados asiáticos. Anteriormente, Pequimhavia negado a importação dos chips H20, mas os H200 são mais avançados.

“A China havia optado por não importar os chips H20, considerados ‘limitados’, mas agora podepermitir que empresas comprem os chips H200, mais potentes, cuja venda para a China foi aprovada porTrump”, diz Julian Evans-Pritchard, da Capital Economics. “Isso permitiria que a China acelerasse aconstrução de sua infraestrutura de IA e aprimorasse seus modelos de IA. O principal gargalo naChina é o fornecimento de chips”, diz ele, acrescentando que os EUA parecem ter ultrapassado aChina este ano em termos de desenvolvimento de capacidade de computação de IA.

O terremoto que atingiu o Japão ontem interferiu na cotação do iene, que chegou a ter umaqueda expressiva. “O iene caiu ontem e amplia essas perdas hoje, embora em menor escala, apóssofrer pressão na sequência do terremoto que atingiu o nordeste do Japão na segunda-feira, o qualgerou preocupações momentâneas sobre possíveis interrupções na economia. O terremoto atingiumagnitude 7,6 na escala Richter, e os alertas de tsunami já foram suspensos”, diz Fiona Cincotta,analista de mercado da CityIndex.

Mas a revisão para baixo do PIB japonês do terceiro trimestre também pressionou a moeda,”apoiando a postura da primeira-ministra Sanae Takaichi de impulsionar o crescimento, ao mesmo tempoque complicou as perspectivas para o Banco do Japão”, acrescenta Cincotta.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,14%; 50.055,10 pontosHang Seng (Hong Kong): -1,29%; 25.434,23 pontosXangai Composto (Xangai): -0,37%; 3.909,52 pontosKospi (Seul): -0,27%; 4.143,55 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo