Porto Alegre, 3 de dezembro de 2025 – As bolsas europeias fecharam mistas nesta quarta-feira(3), com ganhos no setor de tecnologia compensando perdas expressivas entre as empresas financeiras,enquanto a Inditex disparou para o maior nível em quase um ano após um início robusto das vendasde inverno.
O índice pan-europeu STOXX 600 avançou 0,08%, a 576,13 pontos. Na Espanha, o índice dereferência subiu 0,7%, impulsionado por um salto de 8,9% da Inditex, após a controladora da Zarasuperar estimativas para o início do quarto trimestre e registrar crescimento de 10,6% nas vendasde novembro ajustadas pela moeda, mês marcado pelo impacto da Black Friday.
A forte aceleração levou a ação ao topo do STOXX 600 e elevou o subíndice de varejo em3,5%. Considerada um termômetro da fast fashion global, a companhia ofereceu sinais de um começosólido para o trimestre de maior receita do ano.
O sentimento no mercado também foi apoiado pela revisão para cima do PMI composto da zona doeuro, que subiu para 52,8 em novembro. O varejo depende da Black Friday, mas a melhora do PMI indicaque setores industriais e de materiais básicos começam a se beneficiar de dados mais positivos,afirmou Axel Rudolph, analista técnico sênior do IG Group.
As ações de tecnologia registraram o quarto pregão consecutivo de alta, avançando 1,3%,enquanto papéis de defesa subiram 2,3% após a Rússia afirmar que o plano de paz liderado pelosEUA para a Ucrânia ainda não atende às suas demandas. A primeira-ministra ucraniana, YuliaSvyrydenko, classificou as propostas de financiamento da Comissão Europeia como um passo importantee responsável.
Entre os demais setores, recursos básicos avançaram 2,6%, e energia ganhou 0,6%. Jáseguradoras e bancos recuaram 1,4% e 0,9%, respectivamente, devolvendo parte dos fortes ganhos dasemana anterior.
No cenário macroeconômico, dados mais fracos nos EUA e falas dovish de autoridades do FederalReserve reforçaram expectativas de corte de juros em dezembro, fator que ajudou a sustentar o ralidos mercados no mês passado. Os cortes do Fed devem ser o principal catalisador do próximo ano,avaliou Kiran Ganesh, estrategista do UBS Global Wealth Management.
Nos destaques corporativos, a alemã Hugo Boss caiu 9,9% após alertar para queda nas vendas em2026, durante sua reestruturação estratégica. A Airbus subiu 4%, revertendo perdas recentes,mesmo após cortar em 30 unidades sua meta de entregas, mantendo, porém, a orientação financeirapara 2025.
A britânica Sainsburys recuou 4,1% depois que o fundo soberano do Catar reduziu novamente suaparticipação, encerrando quase 20 anos como principal acionista da varejista.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,10%; 9.692,07 pontosDAX-30 (Frankfurt): -0,03%, 23.725,43 pontosCAC-40 (Paris): 0,17%, 8.086,60 pontosSMI-20 (Zurique): -0,25%; 12.858,33 pontosINHL&GB (Amsterdã): 0,07%, 907,13 pontos
Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA