São Paulo, 16 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quinta-feira em alta, com os investidores pesando os bons desempenhos dosbalanços das empresas do setor tech sobre as tensões entre EUA e China.
As ações relacionadas a chips e inteligência artificial tiveram um impulso, com a fabricantetaiwanesa de chips TSMC, cujos clientes incluem a Nvidia e Apple, relatou lucros recordes. Seu CEOdisse que espera que a demanda robusta por inteligência artificial continue, pois aumentou suaprojeção de receita para 2025 de cerca de 30% para um crescimento médio de 30% em dólaresamericanos e manteve sua promessa de gastar até US$ 42 bilhões este ano.
“A TSMC está adotando uma abordagem disciplinada para expandir a capacidade em meio àcrescente demanda relacionada à IA”, afirmou o analista da Morningstar, Phelix Lee, após adivulgação dos resultados do terceiro trimestre da fabricante de chips. A administraçãoenfatizou que está se envolvendo mais estreitamente com clientes indiretos para validar os sinaisde demanda do mercado final e evitar a superprodução.
O Kospi sul-coreano atingiu suas máximas históricas, depois que o FMI elevou a previsão decrescimento do PIB da Coreia do Sul para 0,9%. As empresas de automóveis, eletrônicos eequipamentos industriais lideraram os ganhos. As ações da Samsung Electronics subiram 2,84%,atingindo uma alta histórica, enquanto as da Hyundai Motor subiram mais de 8%. A Kia também subiu7,23%.
No Japão, um dos membros mais hawkish do Banco do Japão (BoJ), Naoki Tamura, disse que o bancodeve aumentar os juros para atingir níveis considerados neutros. “Com os riscos de os preços setornando mais inclinados para cima, o BoJ está agora na fase de decidir sobre aumentar as taxas dejuros para níveis um pouco mais próximos do neutro”, afirmou. O FMI também acredita que os jurosdevem subir, mas, segundo a entidade, essa alta deve ser mais gradual.
As tensões entre EUA e China seguem no radar. Os controles de exportação de terras raras porparte de Pequim está no centro das atenções. “A questão para os mercados financeiros é se oscontroles de exportação propostos pela China sobre terras raras são apenas parte de uma manobrade negociação para obter maiores concessões dos Estados Unidos – ou se, na verdade, representamuma ameaça real, que poderia se concretizar e causar grande disrupção nas cadeias globais desuprimentos, dado o papel das terras raras em produtos como semicondutores, veículos elétricos,defesa e manufatura avançada”, dizem os analistas da ING.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +1,27%; 48.277,74 pontosHang Seng (Hong Kong): -0,09%; 25.888,51 pontosXangai Composto (Xangai): +0,10%; 3.916,23 pontosKospi (Seul): +2,49%; 3.748,37 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA