Ações fecham em alta, com destaque para setor de bebidas e alimentício; CAC sobe com aprovação de Lecornu

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão desta quinta-feira em alta, com os setores alimentício e de bebidas sedestacando na sessão. Além disso, o premiê francês Sébastien Lecornu sobreviveu a duas moçõesde desconfiança no Parlamento da França.

As ações da Nestlé se sobressaíram no pregão, por conta dos bons resultados trimestrais, epela decisão da empresa de demitir 16 mil trabalhadores em todo o mundo, como parte de uma amplareestruturação liderada pelo novo CEO, Philipp Navratil.

O crescimento das vendas trimestrais foi impulsionado por aumentos nos preços de café econfeitaria, mas a Grande China foi um obstáculo. A diretora financeira Anna Manz disse que aNestlé estava muito focada em impulsionar a distribuição na China e não o suficiente em aumentara demanda do consumidor.

“Então o que você vê na China é que estamos corrigindo isso e, na verdade, consolidandonossa distribuição e tornando-a mais eficiente, enquanto construímos essa demanda do consumidor”.

“Os resultados do terceiro trimestre da Nestlé podem ser um marco, após cinco anos dedesempenho abaixo do esperado da gigante suíça de alimentos”, afirmam analistas do Barclays. “Osprincipais grupos com desempenho abaixo do esperado estão melhorando. Mas Navratil deve financiarum investimento maior em marketing, e isso provavelmente será um destaque na atualização maiscompleta da estratégia da empresa em fevereiro”, acrescentam.

Outro destaque vem do setor financeiro. O banco finlandês Nordea Bank atingiu recordes na suanegociação hoje, devido aos seus bons resultados trimestrais, divulgados hoje. “Os lucros doNordea Bank no terceiro trimestre são melhores do que o previsto, enquanto os custos devem crescera um ritmo menor do que o previsto anteriormente”, dizem analistas da Jefferies, Alexander Demetrioue Joseph Dickerson. “Foi um trimestre forte, com lucros antes de provisões 4% acima dasexpectativas, impulsionados por superações nas receitas e nos custos, enquanto o lucro líquidoficou 7% acima”, afirma a Jefferies.

Houve também mais calmaria no CAC francês, com o premiê Sébastien Lecornu vencendo duasmoções de desconfiança por parte do Parlamento do país. Ontem, Lecornu anunciou que adiaria oandamento da reforma da Previdência para até depois de 2027, plano de governo do presidenteEmmanuel Macron.

“Recuar na única grande reforma social desde sua reeleição – se não for um golpe final, épelo menos um sinal claro de que o presidente parou de deixar sua marca”, disse o analista StewartChau, da agência de pesquisa Verian.

O FTSE londrino se recuperou, por conta de dados divulgados mais cedo. Eles mostraram que aeconomia britânica cresceu 0,1% em agosto em relação a julho, em linha com as estimativas deanalistas, dando um pequeno impulso à ministra das Finanças, Rachel Reeves, antes do orçamento denovembro. No entanto, a retomada do crescimento após uma pequena queda em julho dificilmentemudará as expectativas de aumento de impostos.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,12%; 9.436,09 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,25%, 24.272,19 pontosCAC-40 (Paris): +1,38%, 8.188,59 pontosFTSE MIB (Milão): +1,12%; 42.374,18 pontosIBEX-35 (Madri): +0,48%, 15.645,80 pontosSMI-20 (Zurique): +1,38%; 12.702,88 pontosPSI-20 (Lisboa): +1,08%, 8.340,83 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo