Ações fecham em alta, na expectativa por divulgação de resultados corporativos e reunião do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 26 de janeiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão de segunda-feira majoritariamente em alta, analisando os balanços de empresaseuropeias e aguardando a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), naquarta-feira.

Empresas peso-pesado nas cotações do continente, como a ASML, Volvo, LVMH, SAP e DeutscheBank, vão disponibilizar seus resultados nesta semana. A fabricante holandesa de equipamentossemicondutores ASML deverá anunciar seus resultados no dia 28, e a previsão é de encomendas de6,95 bilhões de euros.

Os sistemas de litografia ultravioleta extrema da ASML, usados para imprimir as camadas maiscomplexas em chips, devem contribuir com 4,41 bilhões de euros em encomendas.

O setor de defesa europeu foi negociado em queda, por conta do avanço das conversas paracolocar fim à guerra entre Rússia e Ucrânia. Os destaques da sessão vão para a construtoranaval italiana Fincantieri, a alemã de sensores Hensoldt, a alemã de defesa Renk Group, a francesaDassault Aviation, a italiana Leonardo, a alemã Rheinmetall e a britânica BAE Systems.

A União Europeia deve assinar um acordo de livre comércio com a India, que também deveabarcar cooperação no setor de defesa. “A UE e a India vão se consultar sobre as suas respectivasiniciativas de defesa, inclusive através de intercâmbios sobre assuntos relacionados com aindústria de defesa”, afirma o projeto de parceria, que deverá ser assinado na terça-feira.

Há também o fator decisão do Fed. Embora o mercado espera que o banco mantenha os juros, osanalistas aguardam o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell. “Embora uma posturacautelosamente agressiva do Fed esta semana, juntamente com dados resilientes, possa oferecer algumsuporte ao dólar, qualquer intervenção potencial no mercado de ienes pode piorar o já fracocenário de fluxo para o dólar”, dizem analistas do Barclays.

O FTSE londrino fechou praticamente estável, com os ganhos das mineradoras de metaiscompensando as perdas das ações industriais. O ouro e a prata atingem máximas históricas – o quefaz as ações das mineradoras subir. “Essa recente alta reforçou a perspectiva otimista para oouro, com a contínua fraqueza do dólar americano e sinais de intervenção no iene, combinados auma perda generalizada de confiança nas moedas fiduciárias, fator que há muito sustenta o apelodo ouro. Some-se a isso a persistente incerteza política global, e não é de se surpreender que ocapital continue fluindo para ativos tangíveis”, afirma Fawad Razaqzada, analista de mercado daCityIndex.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,05%; 10.148,85 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,13%, 23.933,08 pontosCAC-40 (Paris): +0,05%, 8.135,51 pontosFTSE MIB (Milão): +0,26%; 44.950,32 pontosIBEX-35 (Madri): +0,78%, 17.680,50 pontosSMI-20 (Zurique): -0,04%; 13.142,02 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,38%, 8.577,23 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo