Ações fecham em alta; Nikkei salta 3,5% após acordo EUA-Japão

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 23 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quarta-feira em alta, impulsionados por avanços nas negociaçõescomerciais entre Estados Unidos e Japão. A Bolsa de Tóquio liderou os ganhos após o presidentenorte-americano, Donald Trump, anunciar um novo pacto bilateral com o país asiático.

Segundo Trump, o Japão concordou em pagar uma alíquota tarifária de 15% sobre seus produtosexportados aos EUA e se comprometeu a investir US$ 550 bilhões na economia norte-americana. Antesdo acordo, os bens japoneses estavam sujeitos a tarifas “recíprocas” de 25% impostas porWashington.

“O acordo está sendo apresentado como uma ‘situação em que todos saem ganhando’, já que astarifas dos EUA sobre produtos japoneses – incluindo automóveis – serão de ‘apenas’ 15%, emcomparação aos mais de 25% anteriormente ameaçados. Por sua vez, o Japão teria se comprometido acomprar aviões e arroz dos EUA e, inacreditavelmente, a criar um fundo soberano de US$ 550bilhões que investiria nos Estados Unidos sob a direção do presidente Trump. Resta saber atéonde essa ideia vai avançar”, dizem os economistas do ING.

Além do acerto com o Japão, os EUA também firmaram acordos comerciais com Filipinas eIndonésia, estipulando tarifas de 19% sobre produtos oriundos desses países.

O movimento gerou alívio nos mercados asiáticos, que vinham reagindo com cautela às tensõescomerciais globais. Em Tóquio, os papéis de empresas exportadoras registraram valorizaçãosignificativa.

Após o fechamento dos mercados, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, negouespeculações veiculadas na imprensa local de que renunciaria em breve. A declaração veio naesteira da derrota da coalizão governista nas eleições legislativas do fim de semana, queresultou na perda da maioria na câmara alta do Parlamento.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +3,51%; 41.171,32 pontosHang Seng (Hong Kong): +1,62%; 25.538,07 pontosXangai Composto (Xangai): +0,01%; 3.582,30 pontosKospi (Seul): +0,44%; 3.183,77 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo