São Paulo, 29 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, à medida que as negociações comerciais com Pequimestagnaram e os investidores se preparam para a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco centralamericano) sobre os juros.
Os investidores reduziram suas apostas em ativos de risco após a forte recuperação das açõesnos últimos meses, impulsionadas pelo avanço das negociações comerciais entre os Estados Unidos,o Japão e a União Europeia.
As conversas com a China têm sido menos estáveis: os negociadores dos EUA encerraram as tratativascom seus homólogos de Pequim hoje, enquanto uma possível prorrogação da suspensão de tarifasmais altas contra a China ainda não foi definida. Os negociadores também afirmaram que qualqueralívio tarifário só seria confirmado com a aprovação do presidente Donald Trump.
Os traders analisaram resultados corporativos mistos nesta terça-feira. As ações da Boeingrecuaram mesmo após bons resultados, já que a empresa entregou o maior número de aviões desde2018. Os papéis da Procter & Gamble caíram levemente, apesar de uma projeção de receita anualacima do esperado e da nomeação de um executivo interno como novo CEO.
Outros resultados corporativos decepcionaram. A gigante de logística e barômetro do consumo UPSregistrou resultados abaixo do esperado e não forneceu projeções. A Whirlpool ficou abaixo dasestimativas dos analistas para o segundo trimestre e reduziu seu dividendo.
Esta semana é crucial para os balanços corporativos, com as chamadas “Sete Magníficas” MetaPlatforms, Microsoft, Apple e Amazon prestes a divulgar seus resultados na quarta e quinta-feira.Até agora, 199 empresas do S&P 500 já divulgaram seus resultados trimestrais, e quase 82%superaram as expectativas, segundo dados da FactSet.
A decisão de juros do Federal Reserve, esperada para quarta-feira, também pesou sobre os mercadosacionários. O banco central é amplamente esperado para manter sua taxa básica inalterada, entre4,25% e 4,5%. Os investidores também estarão atentos a uma série de dados econômicos nestasemana, incluindo a leitura do PIB e dados de empregos no setor privado, ambos a serem divulgados naquarta-feira. A semana carregada de dados será encerrada com o relatório oficial de empregos dejulho, na sexta-feira.
O mercado teve uma forte alta e agora está em modo de consolidação. Alguns indicadores técnicossugerem que uma correção pode estar a caminho, disse Jay Woods, estrategista-chefe global daFreedom Capital Markets.
Este é um momento de pausa, um período para focar em ações individuais impulsionadas por lucros,enquanto o mercado mais amplo observa como a narrativa do Fed evolui.
Esperamos obter alguma clareza após a coletiva de imprensa de quarta-feira, acrescentou.
Embora os investidores tenham minimizado o acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia,estarão atentos a eventuais acordos entre os Estados Unidos e outros países, como a China, quepossam ser anunciados até o prazo final das tarifas na sexta-feira.
Altos funcionários dos Estados Unidos e da China se reuniram em Estocolmo na segunda-feira paramais uma rodada de negociações comerciais. Tarifas e inflação continuarão sendo temas centraisdurante a semana em várias frentes.
O relatório de payroll de julho na sexta-feira será um dos eventos-chave para os investidores.Economistas consultados pela Dow Jones esperam que o relatório mostre a criação de 100 milempregos em julho, abaixo dos 147 mil adicionados em junho. A taxa de desemprego é esperada em4,2%, ligeiramente acima dos 4,1% anteriores.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,46%, 44.632,99 pontos
Nasdaq 100: -0,38%, 21.098,29 pontos
S&P 500: -0,30%, 6.370,86 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA