São Paulo, 31 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quinta-feira majoritariamente em queda, após o Banco do Japão (BoJ)manter sua taxa básica de juros inalterada e novos atritos comerciais entre Estados Unidos, Coreiado Sul e India. A fraqueza dos indicadores de atividade econômica chinesa também pesou sobre osentimento dos mercados.
Em Tóquio, o índice Nikkei contrariou a tendência regional e subiu 1,02%, aos 41.069,82pontos. O desempenho positivo veio após o BoJ manter sua taxa básica em 0,5% – patamar vigentedesde janeiro – e revisar para cima suas projeções de inflação.
“Como amplamente esperado, o Banco do Japão manteve por unanimidade sua taxa básica de jurosem 0,5%. O presidente Kazuo Ueda enfatizou que a decisão de política monetária depende dos dados,mas uma revisão significativa para cima na projeção de inflação aumenta a probabilidade de umaalta de juros em outubro”, diz Min Joo Kang, economista sênior do ING.
Na China, por outro lado, os mercados recuaram diante da divulgação dos índices de gerentesde compras (PMIs) oficiais do país, que vieram abaixo das expectativas em julho, tanto naindústria quanto no setor de serviços.
As tensões comerciais também contribuíram para o clima negativo. Investidores digeriram asnovas tarifas gerais anunciadas pelos Estados Unidos: 15% sobre produtos importados da Coreia do Sule 25% sobre itens da India, além de uma penalidade não detalhada. As medidas foram classificadascomo “recíprocas” pelo governo norte-americano, e impactaram diretamente o setor automotivosul-coreano.
No cenário corporativo, os papéis da Nissan Motor dispararam após a montadora japonesareportar um prejuízo operacional de US$ 530 milhões no primeiro trimestre fiscal, resultado queficou acima das expectativas do mercado. Já as ações da Samsung Electronics subiram modestamente,mesmo após a empresa divulgar lucros abaixo do esperado no segundo trimestre.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +1,02%; 41.069,82 pontosHang Seng (Hong Kong): -1,60%; 24.773,33 pontosXangai Composto (Xangai): -1,18%; 3.573,21 pontosKospi (Seul): -0,28%; 3.245,44 pontos
Confira abaixo a variação no mês:
Nikkei 225 (Tóquio): +1,44%Hang Seng (Hong Kong): +2,91%Xangai Composto (Xangai): +3,74%Kospi (Seul): +5,66%
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA