Ações fecham majoritariamente em queda com realização de lucros e expectativa por acordo EUA-UE

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 25 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta sexta-feira majoritariamente em queda, com investidores realizando lucrosapós altas recentes impulsionadas pelo avanço das negociações tarifárias entre os EstadosUnidos e seus principais parceiros comerciais.

O otimismo recente foi alimentado pelo acordo fechado entre Washington e Tóquio, que reduziuincertezas sobre tarifas recíprocas e abriu espaço para especulações sobre novos entendimentos.Agora, os mercados monitoram de perto a possibilidade de um pacto semelhante entre EUA e UniãoEuropeia.

A movimentação ocorre em meio à expectativa de que o Banco do Japão (BoJ) possa elevar suataxa básica de juros em 25 pontos-base na reunião de outubro, atingindo 0,75%. Segundo relatóriodivulgado nesta sexta-feira pelo HSBC, o acordo comercial com os EUA melhora as perspectivas decrescimento para o Japão e pode permitir a retomada do processo de normalização da políticamonetária.

“Em nossa opinião, este acordo comercial antecipado – anunciado bem antes do prazo final detarifas recíprocas de 1º de agosto – pode colocar o caminho do BoJ rumo à normalização dapolítica monetária de volta aos trilhos”, avaliaram analistas do banco.

Enquanto isso, o foco se volta para a Europa. De acordo com fontes do mercado, caso um acordocom os europeus não seja firmado até o início de agosto, o bloco poderá enfrentar tarifasamericanas de até 30%. No entanto, há especulações de que essa alíquota possa ser reduzida para15%, em linha com o tratado firmado com o Japão.

Na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as conversas com aUnião Europeia estão progredindo.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,88%; 41.456,23 pontosHang Seng (Hong Kong): -1,09%; 25.388,35 pontosXangai Composto (Xangai): -0,33%; 3.593,66 pontosKospi (Seul): +0,18%; 3.196,05 pontos

Confira abaixo a variação na semana:

Nikkei 225 (Tóquio): +4,11%Hang Seng (Hong Kong): +2,27%Xangai Composto (Xangai): +1,67%Kospi (Seul): +0,25%

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo