Ações fecham mistas à espera de avanços em negociações comerciais e decisão do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 29 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta terça-feira em campo misto, com as atenções voltadas para a retomada dasnegociações comerciais entre Estados Unidos e China e a reunião de política monetária doFederal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

O foco do mercado está na nova rodada de negociações comerciais entre Estados Unidos e China,que ocorre hoje em Estocolmo, na Suécia. Altos representantes dos dois países retomam asdiscussões tarifárias em busca de um possível entendimento que reduza as tensões entre asmaiores economias do mundo. Na véspera, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmouque Washington e Pequim podem prorrogar a atual trégua comercial por mais 90 dias.

Além disso, investidores seguem atentos aos desdobramentos do acordo comercial anunciado no fimde semana entre Estados Unidos e União Europeia. O pacto reduziu pela metade – para 15% – astarifas recíprocas sobre a maioria dos produtos do bloco europeu, mas deixou de fora setoresestratégicos, como o agrícola e o automotivo, o que gerou dúvidas sobre a abrangência docompromisso.

Outro ponto de atenção é a decisão de política monetária do Fed, marcada paraquarta-feira. A expectativa majoritária é de que o banco central dos EUA mantenha as taxas dejuros inalteradas, apesar da crescente pressão da Casa Branca por estímulos adicionais àeconomia.

Segundo Nigel Green, CEO do grupo global de consultoria financeira deVere, “Trump não temescondido sua frustração [com o banco central]. Membros seniores do governo vêm pressionando oFed nos bastidores, enquanto o presidente tem feito repetidos apelos públicos por juros maisbaixos”. Para Green, o banco central deve resistir – ao menos por ora – à interferência política,mantendo sua independência. “Ao fazer isso, o Fed pode provocar um novo confronto direto comTrump”, alertou.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,79%; 40.674,55 pontosHang Seng (Hong Kong): -0,15%; 25.524,45 pontosXangai Composto (Xangai): +0,33%; 3.609,71 pontosKospi (Seul): +0,66%; 3.230,57 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo