Ações fecham mistas após impasse em negociações entre EUA e China

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 30 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, em meio à frustração com o resultado dasmais recentes negociações comerciais entre Estados Unidos e China, que terminaram sem acordo.

A terceira rodada de conversas, realizada em Estocolmo, não produziu avanços significativos,segundo Eric Mak, analista do banco Julius Baer. Ele lembra que, na rodada anterior, em Londres, aChina havia concordado em flexibilizar restrições à exportação de minerais de terras raras,enquanto os EUA se ofereceram para reverter parte dos controles sobre exportações de tecnologiaavançada. Desta vez, no entanto, o cenário era diferente: “Os Estados Unidos já haviam fechadoacordos com Japão, Europa, Vietnã, Indonésia e Filipinas antes da negociação com Pequim.Washington poderia ter sido mais agressivo ou sentido menos urgência em buscar um consensoadicional com a China”, avaliou Mak.

As conversas entre EUA e China não resultaram em uma extensão da trégua tarifária vigente, oque elevou a incerteza sobre os rumos das relações comerciais entre as duas maiores economias domundo. Segundo negociadores estadunidenses, o adiamento de novas tarifas só será confirmado apóssanção formal do presidente dos EUA, Donald Trump.

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, reforçou o tom mais duro da Casa Branca aoafirmar que o prazo final, marcado para a próxima sexta-feira, para a imposição de tarifas avários parceiros comerciais não será prorrogado. Ainda assim, ele destacou que as tratativas comPequim seguem em um cronograma distinto e continuam avançando, segundo declarou à CNBC.

Além do impasse comercial, os mercados também operaram com cautela antes das decisões depolítica monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), previstas para atarde desta quarta-feira, e do Banco do Japão (BoJ), que anuncia sua deliberação durante amadrugada de quinta-feira (31). A expectativa geral é de manutenção das taxas de juros em ambosos casos, diante do cenário de instabilidade provocado pela política tarifária do governo Trump.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,05%; 40.654,70 pontosHang Seng (Hong Kong): -1,36%; 25.176,93 pontosXangai Composto (Xangai): +0,17%; 3.615,72 pontosKospi (Seul): +0,74%; 3.254,47 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo