Ações fecham mistas, com tensões entre EUA e China e decisão do Banco da Coreia de manter juros

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 23 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quinta-feira em campo misto, com os investidores pesando os efeitos doaumento nas tensões entre EUA e China, além da decisão do Banco da Coreia (BoK) de manter osjuros.

As tensões comerciais entre Washington e Pequim voltaram a aumentar depois que a agênciaReuters informou que o governo de Donald Trump considera restrições às exportações para a Chinafeitas com software dos EUA.

“Confirmarei que tudo está sobre a mesa”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, ScottBessent, a repórteres na Casa Branca na quarta-feira, quando questionado sobre as restrições desoftware impostas à China. “Se esses controles de exportação – sejam de software, motores ououtros – forem implementados, provavelmente será em coordenação com nossos aliados do G7”,acrescentou.

Segundo Emily Kilcrease, ex-autoridade comercial que agora trabalha no Center for a New AmericanSecurity, controles de exportação de softwares seriam extremamente difíceis de implementar ecausariam consequências negativas para a indústria dos EUA. “Você esperaria que eles estivessemapenas colocando ameaças na mesa que eles executariam e manteriam”, disse Kilcrease.

No Japão, um estudo do BoJ mostra que o mercado acionário japonês está sobreaquecido. ONikkei fechou em máxima recorde na terça-feira, depois que Sanae Takaichi, defensora do estímulofiscal, conquistou uma eleição parlamentar para se tornar a primeira mulher primeira-ministra dopaís. O índice já subiu quase 24% neste ano. No entanto, o índice japonês fechou em queda nestaquinta-feira.

“Em caso de mudanças inesperadas no ambiente de mercado, os rápidos ajustes de posição dosfundos de hedge, acompanhados de desalavancagem, podem ampliar a volatilidade nos preços dosativos. Se tais ajustes ocorrerem nos mercados de títulos públicos, isso poderá afetar uma amplagama de instrumentos financeiros no Japão”, afirmou um relatório do BoJ.

“Takaichi defende o estímulo fiscal, mas ao mesmo tempo enfatiza a necessidade desustentabilidade fiscal. A independência do banco central permanece e, portanto, há implicaçõeslimitadas para a política do Banco do Japão (BoJ). Continuamos com a visão de que o banco centralaumentará as taxas em janeiro de 2026 em 0,25 ponto percentual”, afirmam os analistas do ANZResearch.

Falando em banco central, o BoK manteve as taxas de juros inalteradas em 2,5%. “O Banco daCoreia manteve sua taxa básica de juros em 2,5%, sinalizando uma mudança em direção a umapostura de política monetária menos dovish. Pelo segundo encontro consecutivo, um membro discordouda decisão, enquanto um número crescente de integrantes passou a priorizar a estabilidade domercado financeiro em detrimento do crescimento econômico”, acredita Min Joo Kang, economistasênior para a Coreia do Sul e Japão da ING.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -1,35%; 48.641,61 pontosHang Seng (Hong Kong): +0,72%; 25.967,98 pontosXangai Composto (Xangai): +0,22%; 3.922,41 pontosKospi (Seul): -0,98%; 3.845,56 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo